Topo

Norte-americano lança documentário sobre roubo de "Mona Lisa"

"Mona Lisa", quadro de Leonardo da Vinci no Museu do Louvre em Paris, França - AP
"Mona Lisa", quadro de Leonardo da Vinci no Museu do Louvre em Paris, França Imagem: AP

12/08/2011 15h48

ROMA, 12 AGO (ANSA) - O diretor norte-americano Joe Medeiros lançará um documentário sobre o roubo do quadro "Mona Lisa," de Leonardo da Vinci, do Museu do Louvre, ocorrido há 100 anos.

Medeiros passou 35 anos fazendo pesquisas sobre o tema no museu francês e uma grande quantidade de documentos históricos relacionados ao roubo.

"Tudo começou em 1976 com uma frase em um livro sobre Leonardo da Vinci", que citava Vincenzo Peruggia, um ex-funcionário do museu que, em 21 de agosto de 1911, "roubou a Gioconda para levá-la à Itália", contou.

O italiano ficou com a obra por quase dois anos e meio e foi preso na Itália após tentar vendê-la ao antiquário Fiorentino Alfredo Geri.

Na época, o poeta francês Guillaume Apollinaire e o pintor espanhol Pablo Picasso chegaram a ser interrogados e detidos sob suspeita de terem efetuado o roubo.

Peruggia alegou que roubou a Monalisa do Louvre apenas para restituir "o fruto do saqueio napoleônico" a seu país, em referência à fixação de Napoleão Bonaparte pela obra. No entanto, o quadro já estava na França desde 1516, quando foi vendido por 4 mil ducados ao rei da França Francesco I pelo próprio Da Vinci.