Entretenimento

Imprensa chinesa evita publicar críticas de Vargas Llosa a governos autoritários

Getty Images
Mario Vargas Llosa durante cerimônia do Nobel de Liberatura em Estocolmo (10/12/2010) Imagem: Getty Images

15/06/2011 15h28

XANGAI, 15 JUN (ANSA) - A imprensa chinesa evitou publicar as críticas do escritor peruano Mario Vargas Llosa aos governos autoritários que "corrompem a sociedade" feitas durante uma palestra na Universidade de Estudos Internacionais de Xangai, onde foi nomeado professor honorário.

Vargas Llosa, Prêmio Nobel de Literatura 2010, não citou explicitamente a China, mas criticou o autoritarismo de alguns governos afirmando que em seu livro "Conversa na Catedral", de 1969, tentou justamente mostrar que as ditaduras corrompem a sociedade e envenenam também as atividades que não são estritamente políticas.

"A política não deveria ser deixada somente nas mãos dos políticos propriamente ditos, porque os políticos logo começam a se equivocar. Cada cidadão deveria participar ativamente da vida política do país", disse o escritor aos estudantes.

A imprensa chinesa não publicou estas declarações e limitou-se a falar sobre sua atividade literária e de como o fato dele ter ganhado o Nobel mudou sua vida e seu trabalho.

Não é a primeira vez que uma declaração de Vargas Llosa não é bem vista pelo governo do país. No ano passado, ele apoiou o chinês Liu Xiaobo, prêmio Nobel da Paz, condenado em 2009 a 11 anos de prisão por "subversão aos poderes do Estado". O autor definiu-o como um "combatente chinês, campeão da democracia em seu país".

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Entretenimento

Topo