Topo

Novo livro de Isabel Allende será lançado nesta sexta-feira (27)

A escritora Isabel Allende durante coletiva de imprensa na Flip em 2010 - Leandro Moraes / UOL
A escritora Isabel Allende durante coletiva de imprensa na Flip em 2010 Imagem: Leandro Moraes / UOL

26/05/2011 18h50

SANTIAGO DO CHILE, 26 MAI (ANSA) - O novo livro da escritora chilena Isabel Allende, "O Caderno de Maya" (em tradução livre do espanhol), será lançado oficialmente amanhã em toda a América Hispânica.

A história é protagonizada pela jovem que dá título ao livro e ambientada no ano de 2009, quando Maya foge de Las Vegas para ir viver na ilha de Chiloé, no Chile, cerca de 1.000 quilômetros ao sul de Santiago.

Em declarações feitas em sua residência nos Estados Unidos ao jornal chileno La Tercera, Allende descreveu Maya como uma jovem criada por seus avós, quando a morte de um parente "desmorona sua família e ela perde o rumo".

Apesar das críticas, Allende afirma que o livro não se trata de literatura infanto-juvenil. "Existem cenas muito sórdidas e bastante violência. Não sei se os professores ou os pais se atreverão a recomendá-lo, mas o tema e a personagem interessa aos jovens", comentou a escritora.

Segundo ela, seus netos foram a razão de ter escrito o romance. Após não se interessarem por seu último livro, "A Ilha sob o Mar" (2009), eles pediram que escrevesse um romance contemporâneo de suspense que os interessasse.

"Precisei de pouca apuração, escrevi [o livro] em um suspiro... tenho vários netos adolescentes e estou rodeada de gente jovem, escrever sobre uma garota americana de 19 anos foi fácil e divertido", disse.