Exposição na Itália reúne esculturas de Gina Lollobrigida

Da Agência Ansa

Eric Gaillard / Reuters
A atriz italiana Gina Lollobrigida, que terá suas esculturas expostas em Pietrasanta, na Itália (19/05/2008)

Mais de 30 esculturas da atriz italiana Gina Lollobrigida, conhecida por filmes como "A Mulher Mais Bela do Mundo" (1956) e "Quando Explodem as Paixões" (1959), serão expostas na mostra "Vissi D'arté" -- título que presta homenagem à Maria Callas, amiga da atriz -- que será realizada de 20 de setembro a 16 de novembro na praça do Duomo e no complexo de Sant'Agostino, em Pietrasanta, na Itália.

Cidadã honorária do município, onde tem seu atelier há mais de 10 anos, a atriz vai inaugurar na cidade a exposição de objetos de mármore, bronze e materiais plásticos que, em seguida, será exibida também no exterior, começando pelos EUA.

Em "Vissi D'arté", podem ser vistas esculturas que relembram a biografia cinematográfica de Lollobrigida, como a estátua de bronze "Esmeralda" (2002), com cinco metros de altura.

A obra da atriz também reserva espaço para um olhar humanitário, como testemunha sua colaboração de longa data com a Fao, a Unicef e a ONG Médicos Sem Fronteiras.

Ao lado das esculturas, a mostra também homenageia outras paixões artísticas de Lollobrigida, como a litografia e, sobretudo, a fotografia, que a levaram a importantes reconhecimentos na Itália e no exterior.

A atriz foi premiada com o "Legion D'Onoré Francese" em 1992 e foi a terceira mulher na história a receber a nomeação de Acadêmica Honorária da Academia das Artes de Desenho de Florença, em 1996.

UOL Cursos Online

Todos os cursos