"Fomos pegos de surpresa", diz advogado sobre desocupação do Minc no Rio
O prédio do Ministério da Cultura (MinC), no centro do Rio, foi desocupado na manhã desta segunda-feira (25) pela Polícia Federal (PF). Cerca de 80 agentes chegaram ao Palácio Capanema, por volta das 6h, em sete viaturas. Muitos policiais usam máscaras de gás lacrimogêneo e toucas ninja.
Segundo o advogado dos ocupantes, Rodrigo Mondego, o grupo não havia sido notificado. "Fomos pegos de surpresa. Mas estamos saindo. A administração do prédio nos informou que vai cercar o local com tapumes. O grupo vai fazer um reunião para saber quais vão ser os próximos passos", disse o advogado.
No início da desocupação, houve momentos de tensão, quando policiais abriram as barracas dos cerca de 30 ocupantes do local. Por volta das 9h, os manifestantes, após acordo, começaram a sair.
Eles ocupavam o prédio havia 70 dias, em protesto contra o governo do presidente interino, Michel Temer, que, dizem, é produto de um golpe.
A desocupação foi em decorrência de uma decisão judicial em favor do Instituto do Patrimônio Histórico e Cultural (Iphan), que pediu a reintegração de posse. A determinação é do último dia 21.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.