PUBLICIDADE
Topo

Cine Belas Artes, em São Paulo, está "congelado" outra vez

Fachada do Cine Belas Artes, localizado na rua da Consolação, em São Paulo - Rodrigo Capote/Folhapress
Fachada do Cine Belas Artes, localizado na rua da Consolação, em São Paulo Imagem: Rodrigo Capote/Folhapress

18/01/2012 08h39

São Paulo (AE) - Exatamente um ano depois de ter tido o processo de tombamento aberto pela primeira vez pelo Conselho Municipal de Proteção ao Patrimônio (Conpresp), o Cine Belas Artes está "congelado" novamente.

 Por determinação judicial, o órgão, que já havia negado o tombamento do cinema em setembro, reabriu o processo de tombamento - o que significa que nenhuma alteração no imóvel da esquina da Rua da Consolação com a Avenida Paulista pode ser feita sem autorização prévia. A decisão final, porém, só sai nas próximas reuniões do conselho.

Em dezembro, depois de o tombamento também já ter sido negado pelo órgão estadual de proteção ao patrimônio (Condephaat), a Justiça de São Paulo mandou recolocar o cinema na lista de bens a serem analisados para tombamento tanto pelo Conpresp quanto pelo Condephaat.

O juiz Jayme Martins de Oliveira alegou na sentença que "procedimentos necessários e legais ao exame da qualidade cultural do imóvel" foram deixados de lado pelos dois órgãos. As informações são do jornal "O Estado de S. Paulo".