Entretenimento

MuBE cria acervo on-line de obras espalhadas por ruas

31/10/2010 15h31

São Paulo - Um site virtual interativo com monumentos públicos de todo o Brasil, começando pelas obras expostas nas ruas. Essa é a proposta do Museu Brasileiro da Escultura (MuBE), que está finalizando um projeto que pretende ser sua extensão na web. Conhecido como um instituto praticamente sem acervo - tem dez obras reunidas -, sua versão virtual já está no ar (www.mubevirtual.com.br), mas ainda inacabada. Oficialmente, estreia dia 11, com 300 peças, de São Paulo e do Rio.

São bustos e estátuas de diversos materiais e de épocas diferentes. O internauta poderá ver, por exemplo, o Monumento a Carlos Gomes, na Praça Ramos de Azevedo, no centro de São Paulo. Também descobrirá que se trata de um conjunto escultórico do arquiteto italiano Luiz Brizzolara, produzido em 1922. E ainda que o autor se inspirou na Fontana di Trevi, apesar de não se parecerem.

A ideia do site partiu do conselheiro do MuBE Francisco Zorzete, arquiteto e dono da Cia. do Restauro, que cedeu parte de seu arquivo. Há outros colaboradores, como a museóloga Mariana Várzea, autora de Arte Ambiente Cidade - Rio de Janeiro. Em parceria com Roberto Aibin, ela conta a história dos 60 monumentos mais importantes da capital fluminense, cidade com o maior número de obras de rua do País.

É o internauta, no entanto, o colaborador mais importante do MuBE virtual. "O objetivo é que qualquer brasileiro coloque no site a foto da escultura que tem na esquina de sua casa", explica Zorzete. "Só assim conseguiremos fazer um inventário nacional da escultura." As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Entretenimento

Topo