Topo

Novo sistema do Google transformará celulares em detectores sísmicos

11/08/2020 21h35

San Francisco, 12 Ago 2020 (AFP) - O Google anunciou nesta terça-feira (11) que colocou em funcionamento um sistema de alerta de terremotos, que permitirá aos celulares que operam com tecnologia Android realizar a função de sismógrafos.

"Vimos uma oportunidade de usar [o sistema operacional] Android para proporcionar às pessoas informação sísmica rápida de ajuda quando realizam uma busca, como um alerta de alguns segundos para que elas e seus entes queridos se mantenham a salvo se necessário", declarou Marc Stogaitis, o principal engenheiro programador do Android.

Os usuários de smartfones com o sistema operacional Android em qualquer parte do mundo podem a partir de agora permitir que seus dispositivos formem parte de uma rede de detecção de sismos, baseada nos pequenos sensores de movimento dos aparelhos.

Estes acelerômetros podem detectar as sacudidas provocadas por um terremoto, explicou Stogaitis.

"Isso significa que seu telefone Android pode ser um minisismógrafo, unindo-se a milhões de outros telefones Android mundo afora para formar a maior rede de detecção de terremotos do planeta", continuou o engenheiro.

De acordo com o Google, os celulares que detectem um possível abalo poderão enviar automaticamente um sinal ao centro de dados, onde computadores interpretam essas informações e sua procedência para determinar se trata-se de um terremoto.

O Google lançou paralelamente um sistema de alertas de terremotos em colaboração com o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS), que inicialmente estará disponível somente na Califórnia e que se baseia nos dados gerados por uma rede de centenas de sensores sísmicos instalados no estado.

gc/to/piz/gma/am

GOOGLE