Topo

China denuncia 'repressão política' por proibição do TikTok e WeChat nos EUA

07/08/2020 07h36

Pequim, 7 Ago 2020 (AFP) - A China denunciou nesta sexta-feira (7) o que considera "manipulação e repressão políticas" dos Estados Unidos pela proibição dos aplicativos chineses TikTok e WeChat decretada por Donald Trump.

O presidente americano anunciou na quinta-feira (6) que os dois aplicativos símbolos da tecnologia digital chinesa devem interromper as operações nos Estados Unidos em um prazo de 45 dias.

O porta-voz do Ministério chinês das Relações Exteriores, Wang Wengbin, acusou Washington de "colocar interesses egoístas acima dos princípios de mercado e da norma internacional".

Os Estados Unidos "fazem uma manipulação e uma repressão política arbitrárias que só podem levar ao seu próprio declínio moral e prejudicar sua imagem", acrescentou.

Donald Trump alegou "urgência nacional" no caso do aplicativo de vídeos TikTok, muito popular entre os adolescentes. Washington acusa o app, sem apresentar provas, de espionar os usuários americanos em benefício de Pequim.

O presidente também assinou um decreto contra a plataforma WeChat, do grupo chinês Tencent. Na Bolsa de Hong Kong, as ações da Tencent perderam mais de 6% após o anúncio.

ehl-bar/lb/af/mar/fp/tt