Topo

Morre o escritor e jornalista francês Gilles Lapouge, apaixonado pelo Brasil

31/07/2020 17h35

Paris, 31 Jul 2020 (AFP) - O jornalista e escritor francês Gilles Lapouge, que era um apaixonado pelo Brasil, morreu nesta sexta-feira (31) aos 97 anos em Paris, anunciou a editora Albin Michel.

"Ele morreu nesta manhã" em um hospital de Paris com pneumonia, disse a editora.

Autor de cerca de 25 livros, incluindo "Les folies Koenigsmark", um sucesso em 1989, e "Equinoxiales", um relato sobre sua jornada pelo nordeste brasileiro, recebeu vários prêmios por seu trabalho como escritor.

O autor escreveu várias ficções e ensaios sobre o território brasileiro, incluindo "Dicionário dos Apaixonados pelo Brasil", em 2011.

O país, ele dizia, "sempre [o] assombrou e surpreendeu, às vezes irritou, sem decepcionar jamais", apesar da violência que ele não negava.

Nesta sexta, a embaixada da França no Brasil homenageou em um tuíte a memória do "eterno apaixonado pelo Brasil".

- Correspondente internacional -Nascido em 1923 em Digne (sudeste da França), Lapouge passou sua infância e juventude na Argélia. Em 1948, ele era repórter no jornal Alger-Républicain.

Em 1951, assumiu o cargo de jornalista econômico no jornal "O Estado de São Paulo". Três anos depois voltou a Paris, mas continuou colaborando com o jornal por várias décadas.

"Faz 67 anos que colaboro com este jornal (...) Eu continuo a enviar-lhes todos os dias três laudas sobre a França ou a Europa", afirmou ao semanário L'Express em 2017. Perguntado se este seria, segundo ele, um "recorde mundial", ele responde que sim.

"O jornalismo, que eu pratico após tantos anos, me salvou da literatura ruim e do orgulho", acrescentou.

Lapouge também foi colaborador dos jornais Le Monde e Le Figaro.

Publicou seu primeiro livro, o romance "Un soldat en déroute", aos 40 anos, abrindo o caminho para outras obras em que abordou a pirataria, as utopias, a geografia, Michelangelo, o erotismo.

Seu último livro foi "Atlas do Paraíso Perdido", publicado em 2017.

ccd-laf/may/mis/jz/bn/mvv