Topo

Autorretrato de Rembrandt de 15 x 20cm é leiloado por quase R$ 100 milhões

28.jul.2020 - Autorretrato de Rembrandt foi leiloado nesta terça - Handout / SOTHEBY"S / AFP
28.jul.2020 - Autorretrato de Rembrandt foi leiloado nesta terça Imagem: Handout / SOTHEBY'S / AFP

Do UOL, em São Paulo

28/07/2020 15h26

Um dos três únicos autorretratos de Rembrandt em posse de uma pessoa particular foi leiloado hoje pela casa Sotheby's por 14,5 milhões de libras esterlinas (o equivalente a quase R$ 100 milhões).

O quadro, de 15 por 20 cm, assinado e datado em 1632 pelo grande pintor holandês, o representa aos 26 anos vestido de cerimonial, de preto, com um chapéu de feltro com gola branca de renda.

A pintura não foi autentificada até 1996, que após uma análise demonstrou que foi realizada sobre a mesma madeira de carvalho que suporta outro retrato, que ele fez de seu amigo Maurits Huygens.

Para George Gordon, da Sotheby's, a roupa formal, pouco usada nas dezenas de autorretratos do artista, sugere que talvez tenha desejado mostrar-se com elegância para cortejar quem se tornaria sua musa e esposa, Saskia van Uylenburgh, e convencer seus sogros de que era um bom partido para desposar sua filha.

Pintado pouco depois de se mudar para Amsterdã, o autorretrato também poderia servir como uma espécie de apresentação, mostrando a seus potenciais clientes sua situação florescente.

Segundo Gordon, foi realizado em muito pouco tempo, uma vez que o fundo da pintura não tinha terminado de secar quando Rembrandt o emoldurou.

Com um calendário complicado pela pandemia de covid-19, a Sotheby's decidiu realizar um único leilão noturno, em que reuniu mais de 500 peças de todas as épocas, desde algumas obras de antigos pintores até os contemporâneos.