Milão opta por uma Semana da Moda 'figital' devido à pandemia
Milão, 14 Jul 2020 (AFP) - Milão inaugura nesta terça-feira (14) sua primeira Semana de Moda virtual devido à pandemia de COVID-19, embora os desfiles em carne e osso de Dolce & Gabbana e Etro lhe deem um toque de Fashion Week "figital" (física e digital).
Esta edição, que começou às 10H00 GMT (07h00 horário de Brasília) desta terça-feira com a marca MSGM e vai até sexta-feira, apresentará as coleções de primavera-verão 2021 para homens, assim como as pré-coleções para homens e mulheres.
Cerca de quarenta marcas responderam ao convite, incluindo D&G e Etro, as duas italianas que decidiram manter os desfiles físicos, tornando assim a Semana de Moda "figital".
"Decidimos apresentar as coleções com um desfile de moda físico para transmitir uma mensagem positiva e forte, fundamental neste momento para o sistema da moda e para a cidade de Milão", anunciaram Kean e Veronica Etro em nota.
No mês passado, os estilistas sicilianos Domenico Dolce e Stefano Gabbana anunciaram seu retorno após décadas à Câmara de Moda Italiana (Camera Nazionale della Moda Italiana), assim como o calendário oficial de suas criações.
Para o presidente da entidade, Carlo Capasa, trata-se de "um grande retorno".
"É um momento difícil para a moda e mostra o forte vínculo que os estilistas têm com nosso país. Hoje, mais do que nunca, é importante estarmos unidos para proteger nossa indústria única no mundo", afirmou Capasa em um comunicado.
Por sua vez, Domenico Dolce e Stefano Gabbana reconheceram que "a moda precisa manter-se positiva e unida".
- "Salas temáticas" -A marca MSGM iniciará as apresentações, seguida por Prada, Moschino e Philipp Plein.
Na quarta-feira será a vez de Etro e D&G e na quinta de Salvatore Ferragamo, Tod's e Dsquared2, enquanto a edição será finalizada na sexta por Gucci, Ermenegildo Zegna e Missoni.
A Câmara da Moda fornece também reuniões ao vivo 24 horas por dia, por faixas de horário, para todos os continentes e em particular para os Estados Unidos, graças a uma parceria com o jornal The New York Times.
Além dos desfiles de moda, poderão ser acompanhadas entrevistas nos bastidores e apresentações em "salas temáticas", sobre assuntos variados, desde o desenvolvimento sustentável até as inovações tecnológicas.
O jornalista americano Alan Friedman terá "uma sala institucional", onde se reunirá com personalidades do mundo político e empresarial.
Com exceção de uma nova onda de coronavírus, Milão confirmou seu programa de desfiles femininos para a primavera e o verão 2021 para 22 a 28 de setembro.
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