Topo

Pintura roubada há 22 anos na Itália é um original de Klimt

Pintura de Gustav Klimt foi roubada há 22 anos Imagem: Reprodução / Twitter

Em Roma (Itália)

17/01/2020 12h28

Uma pintura roubada há 22 anos e encontrada por acaso em dezembro nos jardins do Museu Piacenza, no norte da Itália, foi feita pelo famoso pintor austríaco Gustav Klimt, informou o gabinete da Promotoria hoje. Trata-se da obra "Retrato de uma dama", feita sob um fundo verde.

"É com emoção que anuncio que o trabalho é autêntico", disse a promotora de Piacenza, Ornella Chicca, aos jornalistas.

A pintura foi submetida a um exame especializado para verificar se era o original e não uma cópia. Encontrada no jardim da entidade dentro de um saco de lixo, ela havia sido roubada em fevereiro 1997. O roubo causou alvoroço e indignação internacional.

Os jardineiros da entidade descobriram a pintura em dezembro passado, sem a moldura, enquanto limpavam a área externa que cobre uma parede do jardim. O saco com a obra estava dentro de um pequeno nicho, com uma porta, geralmente usada para ventilação, conforme revelado às autoridades.

Segundo a polícia local, é possível que os ladrões tenham colocado a pintura no nicho para recuperá-la mais tarde, mas devido ao alvoroço causado que faziam dela um quadro difícil de ser vendido, eles a abandonaram lá.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Pintura roubada há 22 anos na Itália é um original de Klimt - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade