Topo

Descoberto o mapa mais antigo da cidade de Veneza

17/01/2020 10h46

Roma, 17 Jan 2020 (AFP) - Uma pesquisadora da Universidade de St. Andrews, na Escócia, descobriu um desenho do século XIV considerado a representação mais antiga da cidade de Veneza.

O desenho, descoberto pela historiadora Sandra Toffolo, especialista em Renascença, faz parte de um manuscrito que narra a jornada de Niccolò da Poggibonsi, um viajante italiano que passou por Veneza durante sua viagem a Jerusalém, entre 1346 e 1350.

"A descoberta dessa paisagem da cidade tem grandes consequências para o nosso conhecimento de Veneza, porque mostra que a cidade despertava um grande fascínio desde então", disse Toffolo em comunicado anunciando a descoberta, e publicado no site da Universidade de St. Andrews.

Poggibondo descreve a cidade com um desenho a lápis, onde se pode ver os canais, os telhados das igrejas, as gôndolas e várias torres medievais.

O manuscrito, preservado na Biblioteca Nacional de Florença, provavelmente data de 1350 e retrata uma cidade que já parecia fascinante.

Toffolo descobriu o desenho em maio de 2019 durante uma pesquisa na biblioteca florentina sobre a cidade de Marco Polo.

Ao encontrar o mapa, percebeu que a imagem de Veneza era anterior às conhecidas até agora, com exceção dos mapas de navegação usados entre os séculos XIII e XVIII.

O mapa mais antigo de Veneza foi feito por Fra Paolino, um frade franciscano, e data de 1330, segundo a universidade.

bur-kv/pc/cn