Topo

Morre filho mais velho de Tolkien, incansável promotor de seu legado literário

16/01/2020 23h50

Paris, 17 Jan 2020 (AFP) - O filho mais velho do escritor britânico J.R.R. Tolkien, autor de 'O Senhor dos Anéis', faleceu nesta quinta-feira na França, aos 95 anos, após se dedicar durante décadas a manter vivo o legado literário de seu pai, anunciou a Fundação Tolkien.

Christopher Tolkien faleceu no hospital Dracénie em Draguignan, departamento de Var, onde estava internado, segundo o jornal regional Var Matin.

Nascido em 21 de novembro de 1924 em Leeds, Reino Unido, este universitário erudito trabalhou incansavelmente, após a morte de seu pai em 1973, nos manuscritos deixados por Tolkien e publicou inúmeros textos inéditos.

Seu trabalho de transmissão da obra de John Ronald Reuel Tolkien - um dos mais célebres representantes da 'fantasia' anglo-saxã, amante da mitologia alemã e das sagas dos vikingo - foi acompanhado por várias gerações de leitores.

"Milhões de pessoas no mundo sempre agradecerão a Christopher por nos ter dado 'Silmarillion', 'Os Filhos de Húrin' e 'História da Terra Média", uma série de livros que compilou e estudou, disse Shaun Gunner, presidente da Fundação Tolkien. "Perdemos um titã".

am/lr