Topo

As verificações da semana

13/12/2019 10h56

Rio de Janeiro, 13 dez 2019 (AFP) - Veja a seguir a seleção das principais verificações da AFP nesta semana:

1 - INÍCIO DE TUMULTO EM PARAISÓPOLIS

Um vídeo em que homens arremessam garrafas de vidro contra uma viatura de Polícia circula em redes sociais como se mostrasse o início do tumulto que terminou em nove mortes durante uma ação policial em um baile funk na favela de Paraisópolis, cidade de São Paulo, na manhã de 1º de dezembro. As imagens foram gravadas, no entanto, na cidade de Guariba, localizada no estado de SP, horas após o caso de Paraisópolis.

http://u.afp.com/VideoParaisopolis

2 - GRETA THUNBERG ATIRANDO?

Um vídeo de uma mulher atirando foi largamente compartilhado nas redes sociais em 10 de dezembro de 2019 dizendo mostrar a ativista pelo clima Greta Thunberg. Entretanto, a gravação não mostra a jovem sueca, mas a engenheira Emmy, também sueca, durante um treinamento de tiro.

http://u.afp.com/GretaArma

3 - VARGAS LLOSA SOBRE EXTREMA POBREZA NO CHILE

"Declaro minha perplexidade", afirmou o vencedor do prêmio Nobel de Literatura Mario Vargas Llosa sobre a eclosão dos protestos no Chile, que começaram em 18 de outubro. Para o escritor, "não há extrema pobreza" no país sul-americano. A equipe de checagem da AFP revisou estatísticas oficiais do país e comparações internacionais e constatou que, sim, há extrema pobreza no Chile, apesar da taxa ser uma das mais baixas da região, segundo a Cepal.

http://u.afp.com/VargasLlosaPobreza

4 - CARNE HUMANA NO JAPÃO

Publicações compartilhadas milhares de vezes em redes sociais de diversos países garantem que um restaurante vende carne humana legalmente em Tóquio. As postagens são acompanhadas por imagens que supostamente mostram partes do corpo humano empacotadas para venda. Algumas das fotos fazem parte, no entanto, de uma campanha publicitária do videogame Resident Evil 6. Outras, por sua vez, mostram pães em formato de partes do corpo vendidos em um estabelecimento na Tailândia.

http://u.afp.com/CarneJapao

5 - ÁGUA QUENTE COM LIMÃO CURA CÂNCER

Uma mensagem compartilhada nas redes sociais mais de 192 mil vezes em diferentes publicações desde 2018 afirma que beber água quente, com ou sem limão, ajuda na cura do câncer, entre outras doenças. Algumas publicações dizem que a água com limão é mil vezes mais poderosa que a quimioterapia. Entretanto, especialistas em saúde definem essa teoria como "absurda" e alertam sobre os seus riscos para os pacientes.

http://u.afp.com/AguaLimaoCancer

6 - LULA COM FIDEL

Uma publicação compartilhada nas redes sociais mais de mil vezes desde o último 30 de novembro mostra duas fotografias nas quais supostamente estão o ex-presidente Lula e o falecido líder cubano Fidel Castro. Em uma delas, Lula parece estar com a cabeça entre as pernas de Fidel. No entanto, as imagens foram manipuladas: as originais não mostram o ex-presidente brasileiro, mas sim o general venezuelano Vladimir Padrino López, e em nenhuma ele aparece ajoelhado.

http://u.afp.com/FidelLula

cb/