Irving Burgie, do hit Day-O, morre aos 95 anos nos EUA
O cantor e compositor americano Irving Burgie, que compôs com Harry Belafonte a famosa versão de Day-O (the Banana Boat Song) e introduziu o ritmo caribenho do calipso nos Estados Unidos, morreu na última sexta (29), aos 95 anos.
A morte foi anunciada ontem pela primeira-ministra de Barbados durante as cerimônias do Dia da Independência deste pequeno país caribenho. Burgie compôs o hino nacional deste território.
Nascido nos Estados Unidos, mas muito influenciado pela música do Caribe, o compositor propôs a Harry Belafonte, em 1956, retrabalhar no calipso, música original de Trinidad e Tobago, sua canção Day-O, lançada quatro anos antes.
A nova versão fez tanto sucesso que Belafonte termina compondo com Burgie um álbum inteiro com esta música, intitulado Calypso. Este disco será o primeiro álbum a passar do um milhão de unidades vendidas nos EUA, segundo a imprensa local.
A música voltou a fazer sucesso nos Estados Unidos mais de 30 anos depois do lançamento, após ser incluída na trilha do filme Os Fantasmas se Divertem (1988), estrelado por Michael Keaton e Winona Ryder.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.