Topo

Música


Irving Burgie, do hit Day-O, morre aos 95 anos nos EUA

Irving Burgie - Santiago Felipe/Getty Images
Irving Burgie Imagem: Santiago Felipe/Getty Images

De Washington (EUA)

01/12/2019 10h48

O cantor e compositor americano Irving Burgie, que compôs com Harry Belafonte a famosa versão de Day-O (the Banana Boat Song) e introduziu o ritmo caribenho do calipso nos Estados Unidos, morreu na última sexta (29), aos 95 anos.

A morte foi anunciada ontem pela primeira-ministra de Barbados durante as cerimônias do Dia da Independência deste pequeno país caribenho. Burgie compôs o hino nacional deste território.

Nascido nos Estados Unidos, mas muito influenciado pela música do Caribe, o compositor propôs a Harry Belafonte, em 1956, retrabalhar no calipso, música original de Trinidad e Tobago, sua canção Day-O, lançada quatro anos antes.

A nova versão fez tanto sucesso que Belafonte termina compondo com Burgie um álbum inteiro com esta música, intitulado Calypso. Este disco será o primeiro álbum a passar do um milhão de unidades vendidas nos EUA, segundo a imprensa local.

A música voltou a fazer sucesso nos Estados Unidos mais de 30 anos depois do lançamento, após ser incluída na trilha do filme Os Fantasmas se Divertem (1988), estrelado por Michael Keaton e Winona Ryder.

Música