Topo

As verificações da semana

15/11/2019 08h36

Rio de Janeiro, 15 Nov 2019 (AFP) - 1 - DECISÃO DO STF PODE LIBERTAR JOÃO DE DEUS?

Publicações compartilhadas milhares de vezes em redes sociais afirmam que o médium João de Deus, denunciado por agressões sexuais contra quase 500 mulheres, poderá deixar a cadeia devido à decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que derrubou a prisão após condenação em segunda instância. João de Deus está, no entanto, sujeito a prisão preventiva e por isso não é beneficiado pela deliberação do último 7 de novembro do STF.

http://u.afp.com/STFJoaodeDeus

2 - PRESOS COMEMORAM FIM DA PRISÃO EM 2ª INSTÂNCIA

Um vídeo de comemoração de homens, majoritariamente sem camisa e com o rosto encoberto, foi compartilhado mais de 50 mil vezes em redes sociais desde o último 8 de novembro. Segundo as publicações, as imagens mostram detentos celebrando o julgamento do Supremo Tribunal Federal que, um dia antes, derrubou a prisão após condenação em segunda instância. A gravação é, no entanto, de julho de 2016, mais de três anos antes da decisão do STF.

http://u.afp.com/ComemoracaoPresos

3 - FESTA PARA LULA EM SÃO BERNARDO

Um vídeo aéreo de um grande aglomerado de pessoas soltando fogos de artifício, gritando e balançando bandeiras foi compartilhado dezenas de milhares de vezes em redes sociais como se mostrasse a recepção do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em São Bernardo do Campo (SP). O petista discursou no município em 9 de novembro, um dia após deixar a prisão. A gravação, no entanto, mostra comemoração da torcida do cearense Fortaleza Esporte Clube em maio deste ano.

http://u.afp.com/LulaRecepcao

4 - IRMÃO DE EVO MORALES A CAMINHO DE MIAMI

O vídeo de um homem a bordo de um avião sendo insultado por outros passageiros foi compartilhado milhares de vezes em redes sociais desde o último dia 12 de novembro em publicações que garantem que se trata do irmão de Evo Morales. O protagonista das imagens é, na verdade, Carlos Zannini, ex-secretário jurídico e técnico da Presidência argentina e os fatos aconteceram em 2016.

http://u.afp.com/IrmaoEvo

mcp/