Topo

Morre Robert Freeman, fotógrafo de capas dos Beatles como Rubber Soul

Capa de Meet the Beatles - Reprodução
Capa de Meet the Beatles Imagem: Reprodução

Em Londres

09/11/2019 11h53

O ex-Beatle Paul McCartney prestou homenagem a Robert Freeman, que morreu hoje aos 82 anos, um dos fotógrafos favoritos do lendário grupo britânico e que fez várias capas de seus álbuns mais icônicos.

"Era um de nossos fotógrafos favoritos durante os anos dos Beatles, que fez várias de nossas capas", escreveu McCartney em seu site.

"Ele era um ótimo profissional, mas também muito criativo e um verdadeiro pensador original", acrescentou.

rubber soul - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

"As pessoas pensam que nossa capa de Meet the Beatles foi feita minuciosamente em estúdio. Na verdade, estávamos no corredor de um hotel e uma luz natural entrava pelo corredor. Não demorou mais de meia hora para ele conseguir a foto", contou Paul.

Robert Freeman, nascido em 5 de dezembro de 1936, fez a capa de With the Beatles (1963), o segundo álbum dos Fab Four, e também de Beatles for Sale (1964), Help! (1965) e Rubber Soul (1965).

Outro ex-Beatle, Ringo Starr, também prestou homenagem ao fotógrafo no Twitter. "Que Deus abençoe Robert Freeman, paz e amor para toda a sua família".

A conta oficial dos Beatles no Twitter, que anunciou a morte na sexta-feira, não informou a causa.

Freeman, que começou sua carreira no jornal britânico The Sunday Times, também foi o fotógrafo do primeiro calendário Pirelli em 1964, no qual aparecem jovens nus.