Topo

Entretenimento


As verificações da semana

08/11/2019 15h38

Rio de Janeiro, 8 Nov 2019 (AFP) - 1 - "AÇÕES DAS FORÇAS ARMADAS" APÓS DECISÃO DO STF

A captura de tela de um tuíte em que o ex-comandante do Exército general Eduardo Villas Bôas supostamente afirma que a "alta cúpula militar" irá se reunir para definir "ações das forças armadas" circulou amplamente em redes sociais depois que o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu contra a prisão em segunda instância - decisão que pode beneficiar o ex-presidente Lula. A mensagem não foi, contudo, publicada na conta oficial de Villas Bôas.

http://u.afp.com/VillasBoasTuite

2 - O PRESIDENTE PODE, SOZINHO, NÃO RENOVAR CONCESSÃO DE TV?

Em transmissão ao vivo em rede social após a TV Globo revelar que seu nome foi mencionado na investigação do assassinato da vereadora Marielle Franco (PSOL), o presidente Jair Bolsonaro se referiu duas vezes à validade da concessão de radiodifusão da emissora. A fala gerou debate sobre a permissão e sua possível não renovação - ação que não depende exclusivamente do presidente da República.

http://u.afp.com/ConcessaoPresidente

3 - PORTEIRO DE BOLSONARO

A foto de um homem fazendo campanha para a ex-presidente Dilma Rousseff (PT) foi compartilhada milhares de vezes em redes sociais como se mostrasse o porteiro do condomínio onde o presidente Jair Bolsonaro (PSL) tem uma casa no Rio de Janeiro. A imagem começou a circular depois que o funcionário mencionou o nome de Bolsonaro na investigação da morte da vereadora Marielle Franco (PSOL). O homem visto na foto não é, contudo, o porteiro de Bolsonaro, mas o conselheiro afastado do TCE-RJ Domingos Brazão, citado no caso de Marielle.

http://u.afp.com/PorteiroBolsonaro

4 - SOLDADO ISRAELENSE ATACANDO PALESTINO?

A imagem de um homem uniformizado imobilizando um jovem que sangra pelo nariz foi compartilhada centenas de vezes desde o início de outubro em publicações que alegam mostrar um soldado israelense atacando "violentamente um garoto palestino". A foto mostra, no entanto, um integrante dos Carabineros, força policial chilena, e circula ao menos desde outubro de 2016.

http://u.afp.com/SoldadoIsrael

5 - POUSO TURBULENTO

Um vídeo que alega mostrar um avião da companhia aérea alemã Lufthansa realizando um pouso turbulento foi visualizado milhares de vezes em publicações em diversas redes sociais. No entanto, a alegação é falsa: especialistas em animação disseram à AFP que as imagens foram criadas usando um programa de simulação de voo. Procurada, a Lufthansa confirmou que o vídeo não mostra um avião de verdade.

http://u.afp.com/PousoLufthansa

mcp/mvv

Entretenimento