Rússia começa a aplicar polêmica lei de controle da internet
Moscou, 1 Nov 2019 (AFP) - As autoridades russas começaram a aplicar nesta sexta-feira uma polêmica lei para criar uma "internet soberana", isolada dos grandes servidores mundiais, iniciativa denunciada pelos defensores da liberdade de expressão como um controle excessivo.
O texto prevê a criação de uma infraestrutura que permita garantir o funcionamento dos recursos da internet russa caso as operadoras do país não consigam conectar-se com os servidores estrangeiros.
Os provedores de acesso da Rússia também devem garantir que suas redes tenham "meios técnicos" para permitir um "controle centralizado do tráfego", para conseguir responder a eventuais ameaças.
A lei tem sido criticada como uma tentativa de controlar o conteúdo na internet, além de pretender isolar de maneira progressiva a internet russa, um dos últimos espaços de liberdade para a oposição.
"O governo pode agora censurar de maneira direta o conteúdo ou, inclusive, transformar a internet russa em um sistema fechado sem informar ao público sobre o que fez ou por quê", denunciou a ONG Human Rights Watch.
A organização considera que o texto, que provocou manifestações e março, "coloca em perigo a liberdade de expressão e informação on-line" e abre o caminho para uma "vigilância em massa".
pop/mp/lch/mar/bl/fp
LINKEDIN CORPORATION
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.