Topo

Novo romance da misteriosa Elena Ferrante já tem título

29/10/2019 12h34

Roma, 29 Out 2019 (AFP) - Esperado por milhões de leitores em todo o mundo, o novo romance da enigmática romancista italiana Elena Ferrante tem agora um título: "La Vita bugiarda degli adults" (A vida mentirosa dos adultos, em tradução livre).

Publicada por sua editora italiana Edizioni E/O no Twitter, a foto da capa do livro (cujo lançamento na Itália será em 7 de novembro), apresenta duas mãos estendidas fotografadas em preto e branco.

Se o enredo da nova obra da autora da famosa quadrilogia "Série Napolitana" permanece um mistério, sabe-se que se passará novamente em Nápoles, uma cidade onipresente nos quatro livros anteriores, e que não será em torno das protagonistas da saga.

O lançamento do livro anterior, "Storia della bambina perduta" (História da Menina Perdida), data de 2014.

Algumas semanas atrás, a Edizioni E/O publicou as primeiras linhas do livro: "Dois anos antes de sair de casa, meu pai disse a minha mãe que eu era muito feia".

Por sua vez, a editora nova-iorquina Europa Editions de Elena Ferrante anunciou no Twitter que a versão em inglês de "The Lying Life of Adults" será lançada em 9 de junho de 2020.

Verdadeiro fenômeno editorial, a saga "A amiga genial" já vendeu mais de 10 milhões de cópias em todo mundo e foi traduzida para mais de 40 idiomas. Foi muito bem-sucedida nos Estados Unidos, Reino Unido e França.

O romance, que não recebeu grandes prêmios literários, conta a história de Lila e Lenu, duas jovens brilhantes, amigas, mas também rivais na Itália do pós-guerra, em Nápoles.

Elena Ferrante também é famosa por proteger obstinadamente sua verdadeira identidade. Um anonimato que ela considera necessário para dar mais peso a seus personagens e intrigas, embora alguns também tenham visto nesta escolha uma estratégia comercial inteligente por parte da autora e de sua editora.

Ao longo dos anos, a busca para descobrir quem ela realmente é assumiu várias formas.

Uma das mais sérias foi a do jornalista investigativo italiano Claudio Gatti. Em 2016, após realizar uma investigação completa, ele alegou que, por trás de Elena Ferrante, estava a tradutora romana sexagenária Anita Raja. A tese não foi confirmada, nem negada, pela Edizioni E/O.

Na esteira do sucesso literário e quebrando novas barreiras com as filmagens em italiano, "A amiga genial" foi adaptada para a televisão.

Coproduzida pela RAI italiana e pelo canal americano HBO, a obra é dirigida pelo cineasta italiano Saverio Costanzo, que escreveu o roteiro em parceria com Francesco Piccolo. Os direitos de transmissão da série de oito episódios foram adquiridos por 56 países.

Com diálogos no dialeto napolitano, e não no italiano clássico, a produção da HBO atende a uma tendência crescente impulsionada pela globalização do público e pela busca de autenticidade nos mínimos detalhes.

fio/cf/mr/tt

Twitter