Topo

Facebook anuncia novas medidas de segurança para eleições de 2020 nos EUA

21/10/2019 22h29

O Facebook anunciou hoje novos esforços para ampliar a segurança para as eleições de 2020 nos Estados Unidos, com uma vigilância de meios "controlados por Estados" que procuram manipular os eleitores.

A ação se soma a uma série de medidas da rede social desde 2016, quando entidades estrangeiras se envolveram na campanha presidencial.

"A mensagem de fundo aqui é que as eleições mudaram significativamente desde 2016, e o Facebook também mudou", disse o CEO da rede, Mark Zuckerberg, em uma conferência por telefone.

"Enfrentamos ataques cada vez mais sofisticados de nações-Estados... Mas confio que agora estamos mais preparados", disse.

Uma das novas medidas é a inclusão de "tags" nas mensagens emitidas por meios controlados por Estados desde o mês que vem.

"Manteremos essas páginas com um nível mais alto de transparência, porque combinam a influência da opinião de um meio com o apoio estratégico de um Estado", afirmou a empresa em um blog.

O Facebook também indicou que procuraria conter a viralização de informações incorretas através do uso de uma "janela pop-up", que aparecerá quando os usuários tentarem compartilhar postagens no Instagram que foram negadas por verificadores de fatos de terceiros.

"Além de 'tags' mais claras, também estamos trabalhando para agir com mais rapidez para impedir a viralização de informações incorretas, porque os relatórios de qualidade e a verificação de informações levam tempo", disse o Facebook.

A rede social informou que também oferece novos mecanismos de proteção para contas de candidatos políticos, por meio de monitoramento para impedir que sejam invadidas ou sequestradas.