Topo

As verificações da semana

18/10/2019 12h59

Rio de Janeiro, 18 Out 2019 (AFP) - Veja a seguir a seleção das principais verificações da AFP nesta semana:

1 - NAVIO DESPEJA PETRÓLEO NO NORDESTE

Publicações compartilhadas milhares de vezes em redes sociais, nesta quinta-feira, 10 de outubro, garantem que um vídeo mostra um navio despejando petróleo na região nordeste do Brasil, onde manchas de óleo de origem desconhecida têm poluído dezenas de praias desde o início de setembro. No entanto, a gravação viralizada foi filmada perto da cidade portuguesa de Porto em abril deste ano. Segundo a organização responsável pelo navio, a substância despejada na água era areia.

http://u.afp.com/petroleoNordeste

2 - PROJÉTIL ÁGATHA FÉLIX

Publicações compartilhadas ao menos 3.000 vezes nas redes sociais desde 11 de outubro de 2019 afirmam que um laudo balístico supostamente divulgado neste mesmo dia concluiu que o projétil encontrado no corpo da menina Ágatha não condiz com o tipo usado pela Polícia Militar do Rio de Janeiro. Também afirmam que ele seria "de um outro tipo de arma, muito comum nas favelas cariocas". Contudo, essa informação é falsa e os laudos emitidos até agora não puderam determinar de qual arma partiu o tiro que atingiu a menina em 20 de setembro.

http://u.afp.com/laudoAgatha

3 - MORO ENGANOU BRASILEIROS?

Uma fotografia compartilhada mais de 2 mil vezes nas redes sociais desde o dia 5 de outubro último mostra uma suposta capa da revista Veja na qual o ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, aparece com a seguinte chamada: "Este homem enganou milhões de brasileiros". Contudo, trata-se de uma montagem feita com base na capa original, publicada nas redes da revista um dia antes, cuja manchete era: "Brasília é cheia de intrigas".

http://u.afp.com/MoroVeja

4 - ATAQUE TURCO NA SÍRIA

Um vídeo, visualizado mais de 115 mil vezes no Twitter desde 10 de outubro, tem sido compartilhado como se mostrasse o "avanço turco contra posições curdas no norte da Síria". No entanto, as imagens foram gravadas durante uma demonstração de armas de fogo organizada duas vezes por ano em Kentucky, nos Estados Unidos.

http://u.afp.com/ataquesiria

5 - MINISTRA TRABALHA COMO AGENTE DE LIMPEZA

Uma foto de uma mulher vestida com um uniforme laranja carregando uma grande lixeira foi compartilhada mais de 60 mil vezes em redes sociais desde o início de setembro. Segundo as publicações, a imagem mostra a ministra da Saúde da Holanda em uma rotina diária de limpeza antes de ir ao trabalho. A mulher vista na foto é, contudo, a ministra alemã da Família, Idosos, Mulheres e Jovens, Franziska Giffey, fotografada durante uma atividade realizada na véspera do Dia da Mulher de 2019 em Berlim.

http://u.afp.com/limpezaministra

6 - HÍBRIDO ENTRE PORCO E SER HUMANO

Imagens nas quais é possível ver o que aparenta ser um bebê com focinho, rabo e extremidades semelhantes a de um suíno foram compartilhadas milhares de vezes em redes sociais como se mostrassem um porco que nasceu com corpo de ser humano. No entanto, a criatura não passa de uma escultura de silicone feita pela artista italiana Laira Maganuco.

http://u.afp.com/porcohumano

cb/