Topo

As verificações da semana

11/10/2019 14h21

Rio de Janeiro, 11 Out 2019 (AFP) - Veja a seguir a seleção das principais verificações da AFP nesta semana:

1 - HOMENAGEM A LULA NA TORRE EIFFEL

Uma foto da Torre Eiffel com iluminação vermelha tem sido amplamente compartilhada em redes sociais desde o início de outubro. Segundo as publicações, o monumento francês foi iluminado em homenagem à nomeação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva como cidadão honorário de Paris. Procurada pela equipe de checagem da AFP na França, a organização que administra o ponto turístico negou a alegação. Tudo indica que a foto mostra, na verdade, a torre iluminada para celebrar o Ano Novo chinês em janeiro de 2004.

http://u.afp.com/torreLula

2 - MÃE LEVA BEBÊ PARA TRABALHAR

A foto de uma mulher carregando o seu bebê junto com uma bicicleta, vestida com o uniforme de uma empresa de entregas, circula em português e espanhol nas redes sociais desde 5 de outubro de 2019. As publicações, que foram compartilhadas milhares de vezes, asseguram que a imagem reflete a situação econômica e a precarização do trabalho na Argentina. A mulher, uma venezuelana que vive em Buenos Aires, explicou à AFP que a fotografia foi tirada antes de deixar a sua filha na creche para poder ir trabalhar - sem a menina.

http://u.afp.com/maebebe

3 - RECOMENDAÇÕES CONTRA CÂNCER DE ÚTERO

Uma lista com diversas atividades que mulheres não devem fazer durante o período menstrual para supostamente evitar sofrer de "esterilidade" ou de "câncer de útero" foi compartilhada mais de 500 mil vezes em múltiplas publicações em português desde dezembro de 2018. No entanto, segundo especialistas em ginecologia consultados pela AFP, nenhum dos pontos indicados é verdadeiro.

http://u.afp.com/listamenstruacao

4 - VÍDEO JOSÉ GUIMARÃES

Depois que um homem gravou um vídeo acusando o deputado federal José Guimarães (PT-CE) de corrupção em um voo no último dia 30 de setembro, a alegação de que o autor da gravação estaria preso, sem direito a fiança, foi compartilhada milhares de vezes em redes sociais. No entanto, o passageiro não chegou a ser preso, segundo informou a Polícia Federal à AFP. Além disso, os possíveis crimes que estão sendo analisados pela PF neste caso não são considerados inafiançáveis.

http://u.afp.com/autorvideo

5 - LEÕES NEGROS

Três fotografias nas quais supostamente aparecem leões negros foram compartilhadas nas redes sociais milhares de vezes em diferentes idiomas ao menos desde 2012. Contudo, as imagens foram alteradas para modificar a cor de sua pelagem. Um especialista em espécies em risco de extinção, por sua vez, assegurou à AFP que os leões negros não existem.

http://u.afp.com/leoes

6 - CENSURA NA TV IRANIANA?

Um vídeo que supostamente mostra uma competição de atletismo feminino censurada pela TV iraniana foi amplamente compartilhado por internautas de diversos países no início de outubro, assim como divulgado por jornalistas e políticos internacionais. No entanto, tudo indica que se trata de uma sátira criada na Rússia. A TV estatal iraniana praticamente não cobre esportes femininos.

http://u.afp.com/atletismocensura

7 - ENTERRADO EM UMA BMW

Uma fotografia foi compartilhada mais de 3,6 mil vezes nas redes sociais, bem como por meios de comunicação do mundo todo, com a afirmação de que mostra um homem nigeriano sendo enterrado pelo seu filho em uma BMW X6, avaliada em cerca de 88.000 dólares. Contudo, isto é falso; a AFP descobriu que a foto foi tirada no cenário de um filme chamado "Social Club", gravado na Nigéria.

http://u.afp.com/BMWfilme

cb/