Topo

Duas décadas depois, Keanu Reeves reencarna herói de "Matrix"

20/08/2019 22h32

Los Angeles, 21 Ago 2019 (AFP) - Keanu Reeves vai encarnar novamente o herói Neo, vinte anos depois da estreia do primeiro filme da franquia "Matrix", cuja quarta parte será novamente dirigida por Lana Wachowski.

Além de Reeves, o novo capítulo da aventura cibernética terá mais uma vez Carrie-Anne Moss como Trinity, segundo um comunicado divulgado nesta terça-feira pelos estúdios Warner.

"Não posso estar mais feliz em retornar à Matrix com Lana", disse o diretor da Warner Bros, Toby Emmerich.

As três produções anteriores de "Matrix" foram codirigidas pelas irmãs Lana e Lilly Wachowski, duas transexuais nascidas como homens. Lana (Larry) completou sua transição em 2010, enquanto Lilly (Andrew) fez em 2016.

"Lana é uma verdadeira visionária, uma cineasta criativa, única e original, e estamos muito felizes por ela escrever, realizar e produzir este novo capítulo do universo. 'Matrix'", comentou Emmerich.

As irmãs Wachowski trabalharam juntas várias vezes, como na série "Sense8", mas nesta quarta parte de "Matrix", ainda sem título definido, Lana trabalhará sozinha.

Também não há informações como "Matrix 4", que começa a ser produzido no próximo ano, estará ligado aos episódios anteriores.

A trilogia ("Matrix" em 1999, "Matrix Reloaded" e "Matrix Revolutions" em 2003) arrecadou mais de 1,6 bilhão de dólares no mundo todo, segundo a Warner.

Combinando filosofia, metafísica e cenas de ação, a saga aborda a ação de um grupo de rebeldes que combate a inteligências artificiais que assumiram o controle de humanos na Matriz, um universo de realidade virtual que simula o mundo exterior.

Neo, interpretado por Keanu Reeves, é o eleito para liberar a humanidade, um personagem com ares messiânicos vestido com uma longa capa preta, praticante de kung fu e pirata digital.

ban/leo/dg/dga/lca