Topo

As verificações da semana

19/07/2019 12h36

Rio de Janeiro, 19 Jul 2019 (AFP) - Veja a seguir a seleção das principais verificações da AFP nesta semana:

1. MULHER QUE EMPURROU PADRE MARCELO ROSSI USOU FILTRO #ELENÃO

Publicações compartilhadas mais de 1.500 vezes em diferentes redes sociais afirmam que uma foto com o filtro "Ele Não", amplamente utilizado por opositores do presidente Jair Bolsonaro (PSL), mostra a mulher que empurrou o padre Marcelo Rossi em 14 de julho. No entanto, a fotografia é de uma jovem que faleceu um dia antes do incidente envolvendo o padre.

http://u.afp.com/padreMarcelo

2. PUBLICAÇÃO MOSTRA DADOS DA ECONOMIA CHILENA

Postagens compartilhadas mais de mil vezes nas redes sociais desde abril de 2019 apresentam uma série de dados sobre a economia chilena que, entre vários pontos, mostram como o sistema de capitalização da Previdência teria melhorado a vida da população. Entretanto, os "dados" se misturam entre falsos e verdadeiros.

http://u.afp.com/EconomiaChile

3. PESQUISA REVELA LIGAÇÃO ENTRE INGESTÃO DE FLUIDOS VAGINAIS E IMUNIDADE AO CÂNCER

Publicações compartilhadas mais 19.900 vezes desde 28 de abril de 2019 nas redes sociais afirma que uma pesquisa realizada por uma universidade da Carolina do Norte revelou que ingerir fluidos vaginais pode tornar um indivíduo imune ao câncer. Contudo, a instituição em questão não existe.

http://u.afp.com/IngestaoFluidos

4. INCÊNDIOS PROVOCADOS POR ONDA DE CALOR EM DUBAI OU NO KUWAIT

Um vídeo que mostra alguns arbustos e uma palmeira pegando fogo foi compartilhado centenas de vezes em português desde o fim de junho deste ano. Algumas publicações garantem que o fato aconteceu em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, e outras no Kuwait. Em ambos os casos, afirmam que as imagens são recentes e que o fogo foi causado pelas altas temperaturas na região. No entanto, as alegações são falsas. O incêndio nos arbustos realmente aconteceu no Kuwait, mas em 2017. Já o incidente da palmeira aconteceu no mesmo ano na Arábia Saudita, devido à queda de um raio.

http://u.afp.com/incendioscalor

cb/