Topo

Descobertas no Peru estatuetas pré-incas que inspiraram mascote dos Jogos Pan-Americanos

17/07/2019 19h30

Lima, 17 Jul 2019 (AFP) - Um grupo de arqueólogos peruanos descobriu em uma rua de Lima o túmulo de um menino com 700 anos de antiguidade e estatuetas de cuchimilcos, a figura que será a imagem dos Jogos Pan-Americanos, durante escavações de tubulações de gás, informou uma pesquisadora nesta quarta-feira.

"Encontramos o túmulo pré-inca de um menino de dois anos acompanhado de figuras de cerâmica conhecidas como cuchimilcos", disse à AFP a arqueóloga Cecilia Camargo, da empresa Cálidda, encarregada da instalação de gás a domicílios em Lima.

Camargo explicou que os restos esqueléticos e as cerâmicas pertencem à cultura Chancay que se desenvolveu nos vales dos rios Chancay, Pativilca e Chillón entre 1200 a 1470 d.C.

"Com base nessas figuras se inspiraram para criar 'Milco', a mascote dos Pan-Americanos", afirmou a arqueóloga.

Os cuchimilcos, figuras de argila com forma humana e que têm os braços abertos, foram usados para rituais fúnebres e de fertilidade.

Esta estatueta acompanhava túmulos da nobreza na cultura pré-inca Chancay, surgida na costa central do Peru, perto de Lima, disse a arqueóloga.

Entre os objetos encontrados estão também 100 vasilhas de cerimônias.

A descoberta aconteceu há três semanas, quando trabalhadores da empresa realizavam escavações para colocar tubulações de gás natural no bairro de Puente Piedra, em Lima.

cm/rc/lp/cc/db