Topo

As verificações da semana

12/07/2019 11h18

Rio de Janeiro, 12 Jul 2019 (AFP) - Veja a seguir a seleção das principais verificações da AFP nesta semana:

1. DEPUTADO QUE CHAMOU MORO DE "LADRÃO" ESCONDEU DINHEIRO NA CUECA

Publicações compartilhadas mais de 40 mil vezes desde 4 de julho afirmam que um vídeo mostra o deputado federal Glauber Braga (PSOL) escondendo dinheiro na cueca. O vídeo é verdadeiro, mas quem aparece nele é o empresário Alcyr Collaço. As postagens viralizaram depois que Braga chamou o ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, de "juiz ladrão" em uma sessão parlamentar.

u.afp.com/Glaubervideo

2. JEAN WYLLYS FALOU SOBRE ACORDO COM GREENWALD NO TWITTER

Um suposto tuíte no qual o ex-deputado federal pelo PSOL Jean Wyllys critica o jornalista Glenn Greenwald e menciona um acordo com o cofundador do site The Intercept Brasil foi compartilhado mais de 9 mil vezes em redes sociais desde o último dia 7 de julho. No entanto, trata-se de uma montagem e o texto não foi publicado na conta oficial de Wyllys no Twitter.

http://u.afp.com/JeanTuite

3. VÍDEO MOSTRA A DOR SENTIDA POR UM FETO DURANTE UM ABORTO

Um vídeo compartilhado mais de 160 mil vezes em redes sociais desde abril alega mostrar "o sofrimento do feto em um aborto". Trata-se, na verdade, de um filme de ficção dirigido por dois cineastas antiaborto com a ajuda de uma associação cristã "pró-vida". De acordo com diversos ginecologistas consultados pela AFP, um embrião de 13 semanas não pode sentir dor.

http://u.afp.com/abortoDor

4. GLAUBER BRAGA QUERIA QUE PRESOS RECEBESSEM BENEFÍCIOS DA CLT

Uma publicação compartilhada mais de 44 mil vezes nas redes sociais afirma que o deputado federal pelo Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) Glauber Braga reclama salário mínimo, 13º salário e férias para presidiários. No entanto, essa informação é enganosa, já que isto se aplicaria somente a detentos que trabalham nas prisões e que, atualmente, não estão sob o regime das leis trabalhistas.

http://u.afp.com/GlauberCLT

5. MILITAR PRESO COM COCAÍNA VOAVA NO AVIÃO PRESIDENCIAL DESDE 2011

Uma publicação compartilhada quase 40 mil vezes nas redes sociais desde 26 de junho de 2019 afirma que o sargento da Aeronáutica Manoel Silva Rodrigues, preso com 39 kg de cocaína em sua bagagem em Sevilha, na Espanha, voava no avião presidencial desde 2011. No entanto, essa afirmação é duplamente falsa, já que ele fazia parte do quadro de tripulantes da aeronave reserva (e não da aeronave titular) desde março de 2016 (e não desde 2011).

http://u.afp.com/MilitarAviao

6. BOLSONARO ACABOU COM INVIOLABILIDADE DE BAGAGENS DIPLOMÁTICAS EM VOOS PRESIDENCIAIS

Publicações compartilhadas mais de 6 mil vezes em redes sociais desde o último dia 30 de junho afirmam que o sargento da Força Aérea Brasileira (FAB) Manoel Silva Rodrigues foi detido na Espanha com 39 kg de cocaína porque o presidente Jair Bolsonaro retirou a inviolabilidade de bagagens diplomáticas em comitivas presidenciais, permitindo que a mala do militar fosse revistada. No entanto, tripulantes de aeronaves oficiais, como o sargento Silva Rodrigues, nunca tiveram status diplomático.

http://u.afp.com/militarMala

7. MINISTRO PAULO GUEDES ACABOU COM AUXÍLIO-RECLUSÃO

Uma publicação compartilhada mais de 3 mil vezes desde 28 de junho de 2019 afirma que o ministro da Economia do governo de Jair Bolsonaro, Paulo Guedes, acabou com o auxílio-reclusão. Entretanto, esta alegação é falsa e o direito a esta ajuda é, inclusive, previsto na Constituição de 1988.

http://u.afp.com/GuedesReclusao