Topo

Desenho da primeira capa de Tintim é leiloado por US$ 1,1 milhão

Ilustração original da primeira capa de Tintim - AFP PHOTO/Heritage Auctions/(C) Herge-Moulinsart 2019
Ilustração original da primeira capa de Tintim Imagem: AFP PHOTO/Heritage Auctions/(C) Herge-Moulinsart 2019

De Washington

08/06/2019 20h21

A ilustração original da primeira capa que pôs Tintim no centro das atenções, publicada em fevereiro de 1930, foi leiloada neste sábado em Dallas por US$ 1.125.000 dólares, anunciou a casa de leilões Heritage Auctions à AFP.

O desenho foi publicado em 13 de fevereiro de 1930 e mostra o personagem criado por Hergé na União Soviética, talhando em um tronco de árvore uma hélice para seu avião enquanto Milu, coberto por bandagens, o observa.

Desde janeiro de 1929, Hergé publicou todas as semanas as aventuras de Tintim no país dos Sovietes em Le Petit Vingtieme, suplemento para crianças do jornal belga Le Vingtième Siècle.

Ante o sucesso dos quadrinhos, Tintim passou de oito a 16 páginas e obteve a capa do suplemento em 13 de fevereiro de 1930.

O álbum Tintim no país dos Sovietes, o primeiro na história do personagem, foi publicado meses depois, em setembro de 1930.

A ilustração vendida em Dallas neste sábado, em nanquim com toques de guache, é assinada por Hergé. Trata-se do desenho que ele entregou ao jornal para ser impresso na capa.

Foi encontrado em Bruxelas, disse à AFP um porta-voz da Heritage Auctions. As identidades do vendedor e do comprador não foram reveladas.