Escultura é leiloada por 91,1 milhões de dólares, e bate recorde para um artista vivo
Nova York, 16 Mai 2019 (AFP) - Uma escultura do americano Jeff Koons foi vendida nesta quarta-feira por 91,1 milhões de dólares, um recorde para um artista vivo, num leilão organizada pela Christie's em Nova York.
"Rabbit", uma peça de aço com a forma de um coelho inflável, superou a pintura "Portrait of an Artist (Pool with Two Figures)", do britânico David Hockney, negociado por 90,3 milhões de dólares em novembro passado, também na Christie's em Nova York.
A escultura do americano foi adquirida por 80 milhões de dólares, mas com as taxas e comissões chegou ao preço final de 91,075 milhões de dólares.
O coelho, que faz parte de uma série de três criados por Koons en 1986, foi comprado por uma pessoa que estava na sala do leilão, algo não muito comum em aquisições deste valor.
O artista plástico de 64 anos recuperou assim o recorde que já havia ostentado, antes de ser batido brevemente por Hockney, com a venda em 2013 de "Balloon Dog (Orange)" por 58,4 milhões de dólares.
tu/leo/gv/lda/lca
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.