Topo

Visita de Bolsonaro aos EUA agita o Twitter

19/03/2019 14h45

Rio de Janeiro, 19 Mar 2019 (AFP) - A esperada visita do presidente Jair Bolsonaro aos Estados Unidos agitou o Twitter nesta terça-feira, com críticos e admiradores destacando as profundas divisões políticas do país.

A hashtag #BolsonaroEnvergonhaOBrasil ou #BolsonaroShamesBrazil foi compartilhada mais de 100.000 vezes, liderando os trending topics, assim como a hashtag #BolsonaroOrgulhoDoBrasil ou #BolsonaroPrideOfBrazil, com 90.000 tuítes.

Apontando a "ignorância" de Bolsonaro, os críticos co acusaram de ser uma "marionete" de Trump durante sua viagem para fortalecer os laços com Washington.

Memes ofensivos mostram Bolsonaro agachado no chão como um cachorro na frente de uma tigela de comida ao lado de Trump, que está sentado à mesa comendo uma refeição à luz de velas.

Outro mostra Bolsonaro como um cavalo sendo montado pelo líder dos Estados Unidos. "Ei @realDonaldTrump, você está feliz com o seu novo burro-pônei?" tuitou um usuário.

Um meme de gosto mais duvidoso retrata Trump com suas calças abaixadas e seu colega brasileira fazendo uma "golden shower" nele - uma referência ao vídeo que Bolsonaro comentou depois do Carnaval.

Mas a visita de Bolsonaro aos Estados Unidos, sua primeira viagem ao exterior para uma reunião bilateral desde que assumiu o cargo, também atraiu muitos elogios.

"Grande dia! Grande dia!", postou dona Regina no Twitter junto com uma foto dos dois líderes.

Outro usuário tuitou: "Estamos orgulhosos de nosso presidente eleito do Brasil, Jair Messias Bolsonaro. Juntos, Brasil e EUA serão MAIS FORTES".

jm-amj/cn