Topo

Ator de 'Barrados no Baile' morre vítima de AVC

04/03/2019 21h01

Los Angeles, 5 Mar 2019 (AFP) - O ator americano Luke Perry, que ganhou fama ao participar da série de TV juvenil dos anos 1990 "Barrados no Baile" (Beverly Hills, 90210), morreu nesta segunda-feira, aos 52 anos, em consequência de um AVC.

Luke estava hospitalizado desde a última quarta-feira, quando sofreu o AVC em sua residência, no subúrbio de Los Angeles. Desde então, não recobrou a consciência.

O agente de Luke, Arnold Robinson, disse que o ator morreu "cercado por seus filhos Jack e Sophie, sua namorada, Wendy Madison Bauer, e sua ex-mulher Minnie Sharp", além de sua mãe e outros familiares e amigos.

"A família aprecia o grande apoio e as orações por Luke no mundo todo e, respeitosamente, pede privacidade neste momento de grande luto", disse Robinson em nota enviada à AFP.

- Adeus com Tarantino -

O ator ficou conhecido por seu papel em Barrados no Baile, onde interpretava um dos protagonistas, "Dylan McKay". Ele também atuou no filme "Buffy, a Caça-Vampiros", e o último papel de sua carreira foi em "Once Upon a Time in Hollywood", filme de Quentin Tarantino com Leonardo DiCaprio e Brad Pitt, que estreia em agosto.

"Luke Perry era um artista de coração bom e incrivelmente talentoso. Foi uma honra poder trabalhar com ele", publicou DiCaprio no Twitter.

Na TV, Luke fazia parte do elenco de "Riverdale", um drama juvenil de mistério exibido pela rede CW nos Estados Unidos e pela Warner Channel na América Latina. A produção da série foi interrompida após a notícia de seu falecimento.

"Entristece profundamente a nós a notícia da morte de Luke Perry", lamentam os produtores em um comunicado citado pela "Variety". "Luke era tudo que se esperava que fosse: um profissional incrivelmente carinhoso, completo e de coração gigante, e um verdadeiro amigo para todos. Figura paterna e mentor do elenco jovem do programa, Luke foi incrivelmente generoso, incutiu amor e amabilidade no set."

Molly Ringwald, que interpretava a mulher de Luke no programa, publicou no Twitter: "Meu coração está partido, sentirei sua falta."

"Sua elegância, seu talento, encanto e coração gigante inspiraram e encantaram tantos de nós em incontáveis ocasiões", expressou, também no Twitter, seu colega Charlie Sheen.

- 'Meu Luke, meu Dylan' -

Gabrielle Carteris, que interpretou a personagem "Andrea Zuckerman" em Barrados no Baile e atualmente preside o Sindicato de Atores dos Estados Unidos (SAG), disse que Perry "deixou uma marca que nunca será esquecida".

"Luke foi uma força tremenda na vida de muitos. Era uma alma muito sensível, amável, generosa e lutadora pelos desamparados. Foi uma voz forte e um ativista que fará falta a todos que o conheceram", indicou a atriz em comunicado.

Ian Ziering, que interpretou "Steve Sanders" na mesma série, publicou no Instagram uma foto abraçado com Luke. "Meu querido Luke, sempre me apoiarei nas lembranças maravilhosas que dividimos nestes 30 anos", escreveu na legenda. "Que a sua viagem se enriqueça com as almas magníficas que passaram antes de você, assim como fazes com quem deixas para trás."

Christine Elise McCarthy, que entrou na série na segunda temporada, como "Emily Valentine", disse ter ficado "devastada" com a notícia.

Neste domingo, quando o ator ainda estava internado, a atriz Shannen Doherty, que interpretou "Brenda Walsh", namorada do personagem de Luke, disse ao programa especializado "Entertainment Tonight", com lágrimas nos olhos: "É o meu Luke, é o meu Dylan. Eu o amo e ele sabe disso."

Na semana passada, a rede Fox anunciou uma minissérie com boa parte do elenco da série original, que se chamará "90210". Luke não faria parte do novo projeto, tampouco Shannen.

Participarão do mesmo Jason Priestley ("Brandon Walsh"), Jennie Garth ("Kelly Taylor"), Ian Ziering ("Steve Sanders"), Gabrielle Carteris ("Andrea Zuckerman"), Brian Austin Green ("David Silver") e Tori Spelling ("Donna Martin").

"Barrados no Baile", que estreou em 1990 e durou 10 temporadas, mostrou as aventuras e romances de um grupo de adolescentes moradores daquela cidade rica a oeste de Los Angeles.

jt/ll/lb