Topo

Morgan Freeman volta ao tema religião em nova temporada de série

01/03/2019 21h02

Los Angeles, 2 Mar 2019 (AFP) - Morgan Freeman já fez papel de Deus no cinema, mas na nova temporada de "The Story of God", a série sobre religião do canal National Geographic que estreia em março, se declara "inegavelmente" um crente.

"Creio em Deus", disse simplesmente o vencedor do Oscar na coletiva de imprensa de apresentação da terceira temporada da série, para qual o ator percorreu mais de 120 mil km e visitou 30 cidades para decifrar os mistérios da espiritualidade em todo o mundo.

Freeman disse à AFP que ao longo das viagens da produção entendeu que a religião, a crença em um deus, serve de "cimento" social. "Em quase toda sociedade, sem importar a religião, o ponto é manter as pessoas funcionando como uma unidade".

A produção teve acesso a "deusas viventes" no Nepal, a suposta coroa de espinhos de Jesus na catedral de Notre Dame en Paris, a uma "médium" no Vietnã, e à basílica da Natividade em Belém.

O produção da terceira temporada foi adiada após as acusações de assédio sexual contra o vencedor do Oscar, mas o canal decidiu manter o programa após uma investigação.

"Não", foi a resposta seca do ator de 81 anos após ser perguntado se as acusações afetaram sua reputação e sua carreira.

A série entra em detalhe na análise da religião, dos rituais. "Uma das coisas que nos orgulha é que realmente mostramos à luz da bondade e bem-estar", disse Lori McCreary, produtora-executiva da série junto a James Younger e Freeman.

jt/cbr/lca