Topo

Números e curiosidades sobre o Oscar

24/02/2019 10h46

Hollywood, Estados Unidos, 24 Fev 2019 (AFP) - Quanto pesa um Oscar? Qual atriz recebeu o maior número de indicações? Quem ganhou mais estatuetas?

A seguir alguns fatos curiosos sobre os prêmios da Academia, que serão entregues neste domingo.

- Tio Oscar - Reza a lenda que o prêmio foi batizado Oscar depois que a bibliotecária da Academia, Margaret Herrick, que mais tarde se tornou diretora executiva, teria dito, ao ver o troféu pela primeira vez, que a estatueta se parecia com seu tio Oscar.

Outra teoria dava crédito à estrela Hollywood, Bette Davis, que disse que a estatueta lembrava seu primeiro marido, o músico Harmon Oscar Nelson Jr., mas depois ele mesma negou a declaração.

A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas oficialmente adotou o nome em 1939.

- Peso pesado -A estatueta do Oscar é feita de bronze sólido embebido em ouro de 24 quilates. Mede 34 cm e pesa 3,8 quilos.

A Polich Tallix Fine Art Foundry, em Nova York, leva três meses para fazer o lote de 50 estatuetas. Mais de 3.140 troféus foram entregues desde 1929.

O prêmio representa um cavaleiro segurando uma espada sobre um rolo de filme com cinco raios que se referem às cinco categorias originais da Academia: atores, diretores, produtores, técnicos e roteiristas.

- Realeza da atuação - Meryl Streep tem o maior número de indicações nas categorias de atuação, com 21. Ela e Jack Nicholson - o homem mais indicado, com 12 - têm duas estatuetas na categoria de melhor ator/atriz e uma de melhor coadjuvante.

O executivo com mais reconhecimentos no Oscar é Walt Disney, que ganhou 22 e recebeu quatro honorários.

Katharine Hepburn ganhou o maior número de prêmios de atuação, quatro, enquanto Daniel Day-Lewis é o único a ganhar três troféus de melhor ator.

- Jovens e velhos vencedores -A pessoa mais jovem a receber um Oscar foi Shirley Temple, que tinha apenas seis anos quando foi premiada em 1935, embora fosse um prêmio honorário para as crianças.

A mais jovem a ganhar um prêmio competitivo foi Tatum O'Neal, que tinha 10 anos quando levou o Oscar de melhor atriz coadjuvante por seu trabalho em "Lua de papel" em 1974.

O vencedor mais idoso é Christopher Plummer, que aos 82 anos ganhou seu primeiro Oscar como ator coadjuvante em 2012 por "Toda forma de amor".

- Falta de sorte - O engenheiro de som Kevin O'Connell tem o recorde para o maior número de indicações sem ganhar, com 20. Até que na 21ª veio a vitória: ganhou em 2017 por "Até o último homem".

jz/sst/jt/ll/cn