Estátua de Ramsés II, no Egito, é iluminada pelo sol
Cairo, 22 Fev 2019 (AFP) - O sol iluminou na madrugada desta sexta-feira (22) a estátua do faraó Ramsés II em Abu Simbel, no sul do Egito, um fenômeno que só acontece duas vezes por ano.
Os dois templos de Abu Simbel, talhados na rocha sobre uma colina que domina o Nilo, se situam 200 km ao sul de Asuan.
Dedicados a Osíris e Ísis, foram construídos por alguns dos faraós mais conhecidos, Ramsés II, que governou o Egito entre 1279 e 1213 a. C.
Vários visitantes, entre eles encarregados egípcios e um grupo de embaixadores africanos, puderam contemplar a estátua de Ramsés II, iluminada na madrugada, segundo comunicado do ministério do Turismo.
A cada ano, em 22 de fevereiro e 22 de outubro, raios de sol penetram na câmara escura do Grande Templo de Ramsés Ii e iluminam a estátua do faraó.
Os historiadores pensam que o alinhamento solar do templo, de 3.000 anos de antiguidade, marcava o nascimento e a coroação do faraó.
Abu Simbel é um dos tesouros da antiga Núbia, cujas fronteiras se estendiam ao longo do Nilo, e ficava entre os atuais Egito e Sudão.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.