Morre aos 89 anos o cineasta suíço Claude Goretta, de "Um amor tão fácil"

O cineasta suíço Claude Goretta, que dirigiu "Um amor tão fácil" (1977), morreu em Genebra aos 89 anos, informou seu filho à AFP hoje. Goretta enfrentava problemas de saúde há anos.
"Ele morreu na quarta-feira à tarde em sua casa em Genebra, cercado por sua família", disse Lucas Goretta, por telefone.
Nascido em 23 de junho de 1929 em Genebra, o cineasta também dirigiu para televisão e foi produtor e roteirista, além de ser autor de cerca de 40 filmes.
Depois de estudar direito, Claude Goretta começou sua trajetória no mundo do cinema. Com o amigo Alain Tanner, trabalhou nos arquivos do British Film Institute, em Londres.
A partir de 1958, realizou documentários e reportagens para a televisão suíça TSR, além de realizar curtas-metragens de ficção com o diretor suíço Michel Soutter.
Em 1968, fundou a produtora do Grupo 5, com Alain Tanner, Jean-Louis Roy, Michel Soutter, Yves Yersin e Jean-Jacques Lagrange.
Seu trabalho contribuiu para a ascensão do cinema suíço.
Fora do país, Claude Goretta recebeu o Prêmio do Júri no Festival de Cannes por "O Convite" (1973), com Jean-Luc Bideau.
Mas seu filme mais conhecido é "Um amor tão fácil", com a atriz francesa Isabelle Huppert.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.