Topo

Fendi dá adeus a Lagerfeld na Semana da Moda de Milão

21/02/2019 16h10

Milão, 21 Fev 2019 (AFP) - A marca italiana Fendi se despediu nesta quinta-feira de seu criador falecido, Karl Lagerfeld, apresentando suas últimas criações no desfile do segundo dia da Semana de Moda de Milão.

Dois dias depois da morte do estilista alemão, o desfile mais esperado do momento reuniu uma multidão para essa homenagem póstuma, com os amigos de sempre, antigos colaboradores, jornalistas e profissionais da moda.

"Obrigada por essa magnífica viagem juntos. Com todo o nosso amor, sua família Fendi", publicou a marca italiana em uma página inteira de um dos mais importantes jornais internacionais, mostrando Karl Lagerfeld no terraço de sua sede em Roma.

Nas passarelas, a última coleção assinada pelo "Kaiser" coloca em foco a devoção do criador por seu trabalho, "dos primeiros esboços que definem a coleção até seu último gesto para Fendi: o traço romântico de uma seda.

Não se pode evitar ver nessas camisas de golas pontiagudas fechadas até o último botão o estilo inimitável do estilista alemão.

Nos bastidores, as pessoas que trabalharam de perto com Karl Lagerfeld nessa última coleção lembraram quando, há algumas semanas, o estilista disse "subimos nossos pescoços e os apertamos".

São muitas as silhuetas com simplicidade, entre os códigos tradicionais da marca. A logomarca FF "Karligraphy" criada por Lagerfeld em 1981 aparece nos botões e nos detalhes de pele.

As peles são tratadas com modernidade, desafiando as regras de gênero, com saias, vestidos e jaquetas em couro vazado cortado a laser.

- Aplausos -Plissados, transparências e assimetrias fazem parte da coleção, em meio a tons neutros, marfim, terracota, verde-água, tangerina e azul.

No final do desfile, o público aplaudiu de pé Silvia Venturini Fendi, diretora criativa para as coleções masculinas, infantil e de acessórios. Logo depois a luz apagou e a marca rendeu uma última homenagem: um vídeo com uma entrevista de Lagerfeld em que explica e mostra seu primeiro desenho para Fendi em 1965, quando entrou na marca.

"A relação entre Karl Lagerfeld e Fendi é a história de amor mais longa de toda a história da moda e seguirá nos emocionando durante muitos anos. Me sinto profundamente triste pela morte de Karl e imensamente emocionada por sua atenção constante e sua perseverança até o final. Quando nos falamos dias antes do desfile, sua única preocupação era sobre a riqueza e a beleza da coleção. É um autêntico testamento de sua personalidade. Vamos sentir muita falta dele", declarou Silvia Venturini Fendi.

Em 1965, Lagerfeld foi convidado pelas cinco irmãs Fendi, Paola, Anna, Franca, Carla e Alda a retomar as rédeas do setor de peles.

Em 1977, o estilista lançou a coleção prêt-à-porter da marca, de quem foi diretor artístico até sua morte. Um posto que deixa vazio e cuja sucessão ainda não foi anunciada.

isc/ob/es/pb/cr