Topo

Benetton, modernizada com Castelbajac, desfila em Milão

19/02/2019 19h22

Milão, 19 Fev 2019 (AFP) - A Benetton desfilou nesta terça-feira (19) à noite em Milão, com a primeira coleção desenhada pelo estilista francês Jean-Charles de Castelbajac, um momento simbólico para a casa italiana que tenta tomar um novo impulso após anos difíceis.

O desfile, que abriu a Semana de Moda de Milão, começou com uma homenagem a Karl Lagerfeld, falecido nesta terça aos 85 anos em Paris. "Obrigada Karl", disse Castelbajac.

Depois, em meio a um ateliê reconstruído, os modelos apresentaram a coleção Rainbow machine.

"A Benetton dormiu um pouco nos últimos 10 anos porque havia começado a competir com as casas de 'fast fashion' e perdeu seu DNA. Voltamos ao básico, olhando para frente. Benetton, as cores, os símbolos, mas pensando em outra geração, os 'millenials'", explicou o estilista francês.

Aos 69 anos, Castelbajac tem uma longa carreira, que abrange da moda à publicidade, onde impôs um estilo colorido, misturando punk e pop.

Sua coleção se concentra nas cores, na criatividade, na qualidade e na preocupação ecológica a preços acessíveis.

Entre suas peças femininas se destacam meias quadriculadas coloridas, com botas de salto alto. O logotipo da Benetton bem visível e colorido sobre uma jaqueta branca ou em formato maxi verde, e em alguns modelos com as figuras de Mickey ou Snoopy estampadas.

Voltam a honrar seus trabalhos em lã graças a uma estreita colaboração com Giuliana Benetton, de 81 anos.

O grupo, que havia sofrido a perda mais significativa de sua história em 2017, retomou sua colaboração com o fotógrafo Oliviero Toscani, autor das impactantes campanhas publicitárias que contribuíram para seu sucesso mundial entre 1982 e 2000, e convocou Castelbajac.

E para marcar seu regresso, organizou este grande desfile, o primeiro após um grande show em Paris por seus 40 anos, em 2006.

cco/fjb/pb/age/db

HENNES & MAURITZ