Topo

A gata Choupette: "o centro do mundo" de Karl Lagerfeld

19/02/2019 20h21

Paris, 19 Fev 2019 (AFP) - Com seus 50.000 seguidores no Twitter e 122.000 no Instagram, Choupette, a gata birmanesa do estilista Karl Lagerfeld, é quase tão conhecida como seu dono, que morreu nessa terça-feira aos 85 anos.

O animal, protagonista de un livro, campanhas de publicidade e até de uma coleção de acessórios felinos, entrou na vida do estilista em 2011.

"Choupette é o centro do meu mundo. É uma espécie de Greta Garbo, tem algo inesquecível em sua maneira de se mover. Me inspira por sua elegância e sua atitude", dizia o criador.

"Essa gata era de um amigo que pediu à minha empregada se podia cuidar dela durante as duas semanas em que viajaria. Na volta ele não recuperou Choupette. Tive outro gato, que engordou, e Choupette se transformou no gato mais conhecido do mundo, mas também o mais rico", disse Karl Lagerfeld à revista Vanity Fair.

No programa de TV francês "Le Divan", Lagerfeld reconheceu que tinha com ela uma relação muito especial. "Me faz rir de mim mesmo, mas no final isso não me incomoda nem incomoda ninguém", diz.

"Choupette é uma menina rica, tem sua própria fortuna. Se acontecer alguma coisa comigo, a pessoa que cuidar dela não estará na miséria", disse.

O estilista explicou várias vezes que não guardava o dinheiro que Choupette ganhou em seus contratos publicitários, cerca de 3 milhões de euros, segundo várias fontes.

Lagerfled, que se transformou em agente da própria gata, não aceitava que ela aparecesse em anúncios de comida. "É muito sofisticada para isso! Tem algo único, é como um ser humano, mas com uma qualidade: o silêncio", dizia.

Lagerfled atribui a Choupette duas damas de companhia e um guarda-costas. O animal comia na mesa junto a seu amo, em uma vasilha de prata.

Mais que de ópera, Choupette gostava de música sul-americana e odiava vozes agudas, segundo o livro "Choupette, la vie enchantée d'un chat fashion" ("Choupette, a vida encantada de um gato fashion"), publicado em 2014.

Em junho de 2015 Brigitte Bardot escreveu uma carta para gata, pedindo que "ronronasse no ouvido" de seu dono para que "deixasse de utilizar pele em suas coleções".

A ex-atriz já escreveu uma mensagem para Choupette quando, ao completar 80 anos, recebeu um cheque de Lagerfled para a Fundação Brigitte Bardot, que luta pela proteção dos animais.

jfg-alm/rh/pc/age/cr/cc