Topo

"Eighth Grade" surpreende e vence prêmio do sindicato dos roteiristas

18/02/2019 09h13

Los Angeles, 18 Fev 2019 (AFP) - "Eighth Grade", filme sobre uma adolescente introvertida e sua experiência na escola, venceu no domingo o prêmio do WGA, o Sindicato dos Roteiristas dos Estados Unidos, uma semana antes da cerimônia do Oscar.

O filme do diretor estreante Bo Burnham venceu na categoria roteiro original, superando "Green Book: O Guia", "Vice", "Roma" - roteiros também indicados ao Oscar - e "Um Lugar Silencioso".

Burnham também venceu no início do mês o prêmio de melhor diretor estreante no Sindicato dos Diretores(DGA).

Na categoria roteiro adaptado, outra surpresa: "Poderia me Perdoar?", escrito por Nicole Holofcener e Jeff Whitty, foi o vencedor.

Holofcener e Whitty, também indicados ao Oscar, superaram na categoria "Infiltrado na Klan", "Nasce uma Estrella" e "Se a Rua Beale Falasse" - também aspirantes ao prêmio da Academia - e "Pantera Negra".

O melhor roteiro de documentário foi para "Bathtubs Over Broadway". Ozzy Inguanzo e Dava Whisenant venceram por sua crônica sobre o roteirista do programa "Late Show with David Letterman" Steve Young e seu fascínio sobre os musicais corporativos, produzidos apenas para os funcionários de empresa.

Nas séries de TV, "The Americans" (FX) triunfou na categoria drama, enquanto "The Marvelous Mrs Maisel" (Amazon) venceu entre as comédias e "Barry" (HBO) venceu na categoria melhor série nova.

O prêmio do WGA não é considerado tão confiável para prever os vencedores do Oscar, pois os membros do Sindicato do Roteiristas só podem indicar produções que seguem as regras do WGA.