Topo

Morre aos 96 anos Bibi Ferreira, a primeira-dama do teatro brasileiro

13/02/2019 15h50

Rio de Janeiro, 13 Fev 2019 (AFP) - Ícone do teatro brasileiro, a atriz Bibi Ferreira morreu aos 96 anos nesta quarta-feira (13), em sua casa, no Rio de Janeiro.

Segundo informou sua filha, Tina Ferreira, ao portal G1, sua mãe morreu em função de um infarto fulminante.

A atriz, cantora e diretora só se afastou dos palcos no ano passado para preservar sua saúde, após 77 anos de carreira.

Ela era filha do ator e empresário teatral Procópio Ferreira - outro grande nome das artes - e da bailarina argentina Aída Izquierdo.

Bibi teve uma carreira revolucionária como atriz e diretora, mas seu talento se destacou especialmente nos musicais - sua interpretação meticulosa de Edit Piaf, por exemplo, rendeu a ela inúmeros prêmios.

Foi pioneira da televisão no Brasil e nos palcos protagonizou peças de grande sucesso, como o musical "Gota d'Água", de Chico Buarque, e as versões brasileiras de clássicos como "Minha Querida Dama" ("My Fair Lady"), "O Homem da La Mancha" e "Alô Dolly", além do aclamado "Piaf, a Vida de uma Estrela da Canção".

Em 2013, em sua primeira apresentação no Lincoln Center em Nova York, protagonizou um dueto improvisado com a atriz americana Liza Minnelli, que estava na plateia. As duas cantaram o clássico "New York, New York".

Reservada sobre sua vida pessoal, a grande dama dos palcos brasileiros deixa apenas uma filha.

Ainda não há informações sobre seu velório.

ll/cn