Topo

Alemanha estabelece limite para coleta de dados do Facebook

07/02/2019 08h53

Bonn, 7 Fev 2019 (AFP) - O Escritório Federal de Concorrência da Alemanha anunciou nesta quinta-feira novos limites impostos à forma como o Facebook coleta dados de suas subsidiárias Whatsapp e Instagram, assim como de sites que incorporam funções do Facebook como a opção "curtir".

"No futuro, o Facebook não estará autorizado a forçar os usuários a aceitar a coleta praticamente ilimitada de seus dados por meio de outros aplicativos", resumiu o diretor do Bundeskartellamt, Andreas Mundt, antes de insistir na necessidade de "consentimento" para qualquer tipo de coleta de dados.

Whatsapp e Instagram, dois aplicativos do grupo americano, poderão prosseguir com a própria coleta de dados. Mas o Facebook só poderá combiná-los com os dados de seus usuários em caso de "consentimento explícito", afirma o organismo em sua decisão.

"O objetivo é impedir a fusão de todas as informações que o Facebook coleta sobre nós e, de forma mais geral, obrigar os gigantes da tecnologia a adaptar seu modelo econômico ao direito de concorrência", explicou Mundt.

Concretamente, o Facebook terá que submeter "dentro de quatro meses" uma alteração de suas condições de uso ao Bundeskartellamt, que depois deverá aprovar a mudança.

A rede social americana, que completou 15 anos na segunda-feira, teve em 2018 um ano marcado por diversas polêmicas, acusada de ter servido de plataforma para a manipulação política ou de não ter protegido corretamente os dados pessoais de seus usuários.

ys-cfe/dar/evs/es/ra/fp