Topo

Quadros de Hitler serão leiloados na Alemanha

05/02/2019 20h00

Berlim, 5 Fev 2019 (AFP) - Trinta quadros que teriam sido pintados por Adolfo Hitler serão leiloados no sábado pela casa Weidler, em Nuremberg - informou o jornal local "Nürnberger Nachrichten", nesta terça-feira (5).

Estão no leilão aquarelas, desenhos e pinturas assinados como "A. Hitler", ou "Alfred Hitler", com temas vienenses e de Nuremberg, incluindo retratos de mulheres e naturezas mortas, descreveu o jornal.

As obras "provêm de coleções privadas austríacas, ou europeias (...) Há, no total, 23 proprietários diferentes", disse ao jornal Kerstin Weidler, responsável pela casa de leilões situada na cidade alemã onde aconteceram grandes manifestações nazistas nos anos 1930 e os processos de Pós-Guerra.

"Nunca vi um leilão com tanta quantidade de obras" atribuídas a Adolf Hitler, declarou Stephan Klingen, do Instituto Central de História da Arte de Munique.

O leilão incluirá móveis e objetos, que pertenceram a Hitler, entre eles uma cadeira e uma jarra de porcelana de Meissen.

Depois de fracassar em seu exame de ingresso na Academia de Belas Artes de Viena, Adolf Hitler, continuou pintando e copiava cenas dos cartões postais que depois vendia para turistas. Seu talento artístico sempre foi considerado medíocre.

A casa de vendas Weidler já vendeu vários quadros atribuídos ao "Führer", incluindo duas aquarelas por 32.000 em 2009.

Em junho de 2015, aquarelas e desenhos de Adolfo Hitler foram leiloados na Alemanha por cerca de 400.000 euros.

dac/eg/age/tt