Topo

Documentário lembra o dia em que a BBC considerou David Bowie um amador

O cantor David Bowie - Reprodução
O cantor David Bowie Imagem: Reprodução

Londres (EUA)

01/02/2019 20h07

Um novo documentário sobre David Bowie, um dos maiores astros britânicos do rock, revela que os juízes de uma audição a que o cantor e compositor se submeteu no início de sua carreira consideraram que ele "soava amador" e "carecia de personalidade".

Foi em 2 de novembro de 1965 e o músico britânico, então com 18 anos, tocou com sua banda - David Bowie and the Lower Third - para uma equipe encarregada de qualificar o nível dos artistas que eventualmente poderiam tocar na rádio da BBC, conta o documentário "David Bowie: Finding Fame", que será transmitido no próximo dia 9 na emissora BBC Two.

Nessa época, Bowie já era conhecido no ambiente musical britânico, mas o sucesso demorava a chegar e a BBC significava uma oportunidade de ouro para se revelar ao grande público.

Mas depois de tocar três músicas (uma de Bowie, uma versão de James Brown e "Chim Chim Cher-ee", de Mary Poppins), o grupo recebeu uma péssima qualificação, o que custou a rejeição da emissora.

"Realmente não tem um defeito musical, é só que não têm nada interessante em tudo o que fazem", escreveu um dos juízes da BBC em seu relatório, encontrado nos arquivos do grupo audiovisual.

"O cantor não é muito emocionante", diz também este relatório, acrescentando que Bowie parecia um "amador que canta mal" e, além disso, "não acho que o grupo melhore ensaiando mais", afirmou.

Um dos juízes daquela audição se distancia dos demais ao destacar que a banda tem um estilo "bem diferente" do dos grupos naquele momento.

David Bowie ficou famoso quatro anos depois dessa audição, em 1969, com a canção "Space Oddity", antes de se tornar uma lenda do pop. Morreu em 2016 em consequência de um câncer, dois dias após lançar seu último álbum pelo seu 69º aniversário.

A carta da BBC é uma reminiscência de várias rejeições que ficaram famosas na história da música e das artes. Em 1962, o produtor da gravadora Decca Records, Dick Rowe, rejeitou uma fita que chegou às suas mãos de uma banda chamada... Beatles, uma decisão considerada nos dias de hoje o maior erro na história da música.