Topo

Mestres do Feng Shui preveem revelação de segredos de Trump no ano do porco

31/01/2019 18h02

Hong Kong, 31 Jan 2019 (AFP) - O Ano do Porco, que de acordo com o horóscopo chinês começa na semana que vem, será conturbado na política interna para os líderes mundiais e trará à luz alguns segredos do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, segundo os mestres do feng shui.

A arte do feng shui - que significa "vento e água" - é muito presente na Ásia. Na China, Hong Kong ou Taiwan, os habitantes seguem seus princípios para decorar residências e escritórios e para tomar decisões, porque acreditam que melhora seu bem-estar e sua sorte.

O feng shui é baseado em uma filosofia que considera que todos os acontecimentos são fruto de um equilíbrio sutil entre os cinco elementos que formam o universo: metal, madeira, água, fogo e terra.

O calendário lunissolar chinês é regido por um ciclo de 12 anos, cada um deles simbolizado por um animal associado aos cinco elementos, o que cria um sistema de combinações que se repete a cada 60 anos.

A passagem ao novo ano lunar será na terça-feira, quando o ano do "porco de terra" suceder o do "cachorro de terra".

- Risco de impeachment -Segundo Tsai Shang-chi, um mestre do feng shui de Taiwan, o ano do porco pode ser péssimo para quem nasceu em um ano do cachorro. É o caso do presidente americano.

"Todas as coisas ruins que as pessoas nascidas nos anos do cachorro fizeram podem se tornar públicas", afirma à AFP. "Para Trump há um risco de impeachment".

Consultada em Hong Kong, Thierry Chow também não é otimista sobre o presidente.

"No que diz respeito a Donald Trump, prevejo que dedicará muita energia a tentar afastar problemas", afirma. "Serão reveladas muitas coisas que não serão boas para sua carreira".

Para Alion Yeo, outro mestre do feng shui que pratica esta arte em Hong Kong, a margem de manobra será estreita para quem tiver a intenção de conspirar contra Trump. A única oportunidade para destitui-lo "será entre 6 de dezembro e 6 de janeiro de 2020", prevê.

Há 12 meses os mesmos mestres do feng shui vaticinaram que o ano do "cachorro de terra", que está quase terminando, seria tudo menos tranquilo. Foi o ano da guerra comercial entre Washington e Pequim e o do agravamento da crise britânica em torno do Brexit.

Segundo Yeo, as tensões internacionais diminuirão, enquanto os problemas de política interna se intensificarão.

"Os porcos representam a água. Se se joga água na terra, ela se transforma em lama, o que significa que as pessoas não terão as ideia claras e suas decisões este ano serão complicadas", explica. Isto é o que estabelece o "Yi Jing", ou o "Clássico das mudanças", um manual muito antigo.

"Todos os países estarão muito ocupados com seus problemas internos e os conflitos internacionais serão menos importantes este ano", adianta consultando um hexagrama, ou símbolo formado de linhas horizontais yin ou yang.

- Macron, Xi Jinping, May -O presidente francês, Emmanuel Macron, nasceu no fim de 1977, no ano da serpente. O mesmo signo que o de seu homólogo chinês, Xi Jinping. Ambos experimentarão "muitas mudanças" em 2019, segundo Chow. "Deverão pensar duas vezes antes de tomar decisões".

Também não será um ano fácil para a primeira-ministra britânica, Theresa May.

"O hexagrama mostra que o Reino Unido terá prosperidade e sorte só se apostar na UE", afirma Yeo. "Um 'Brexit duro' implicaria distúrbios e manifestações".

O taiwanês Tsai Shang-chi não é otimista sobre as negociações comerciais sino-americanas. Ambos os lados "se limitarão a uma forma de pensar arcaica e conservadora, atendo-se só ao que têm diante dos olhos". "Não verão as consequências a longo prazo".

Por outro lado, o ano deverá ser fabuloso para o príncipe Harry e sua esposa, a duquesa de Sussex Meghan Markle, que está grávida. Chow acredita que será um menino porque "a energia que predomina em seu tema astral é bastante masculina".