Topo

Falha de segurança afeta o FaceTime

29/01/2019 08h56

San Francisco, 29 Jan 2019 (AFP) - Uma falha de segurança descoberta recentemente no FaceTime - o aplicativo de chamadas de vídeo da Apple - permite ao usuário ouvir e inclusive observar o interlocutor em um iPhone antes mesmo da resposta, o que representa problemas sobre a confidencialidade do sistema.

O 'bug', apontado inicialmente pelo site de produtos Apple 9to5Mac.com, também foi divulgado por outros meios de comunicação.

Um vídeo publicado pela conta do Twitter @BmManski mostra a facilidade com a qual o bug permite ouvir o som procedente de um iPhone conectado via FaceTime. Na segunda-feira à noite, o vídeo já havia sido assistido mais de um milhão de vezes e compartilhado por quase 10.000 contas na Califórnia.

Vários usuários do Twitter explicaram na rede social como desativar o FaceTime até que uma correção seja disponibilizada.

Uma página de assistência da Apple indica que o grupo FaceTime está "temporariamente indisponível" por um "problema" em curso, que não é especificado.

Um comunicado da Apple afirma que a empresa está a par do problema e "identificou uma correção que será introduzida em uma atualização do software durante a semana".

De acordo com vídeos publicados no Twitter, quando uma pessoa marca um número de telefone no FaceTime, pode optar pela possibilidade de adicionar um interlocutor. Esta ligação de grupo começa antes mesmo da resposta do interlocutor.

"Desativem o FaceTime no momento, até a correção da Apple" recomendou Jack Dorsey, cofundador do Twitter.

A Apple não comentou até o momento sobre o problema.

gc/oh/am/plh/me/zm/fp

APPLE INC.

Twitter