PUBLICIDADE
Topo

Entretenimento

Morreu o estilista espanhol Elio Berhanyer aos 89 anos

24/01/2019 09h14

Madri, 24 Jan 2019 (AFP) - O estilista Elio Berhanyer, um dos mestres da alta-costura espanhola, morreu na quinta-feira aos 89 anos, segundo o Ministério da Cultura espanhol.

Nascido em Córdoba em 20 de fevereiro de 1929, o designer, cujo nome verdadeiro era Elio Berenguer Úbeda, era um homem autodidata que, antes de ter sucesso no mundo da costura, não teve uma vida fácil.

Aos sete anos, perdeu o pai, baleado pelo lado franquista na Guerra Civil Espanhola (1936-1939), aprendeu a ler e escrever aos 14 anos e trabalhou distribuindo leite ou em construção.

Embora não tenha entrado no mundo da moda até os 27 anos, seu sucesso foi indiscutível: ele vestiu a atriz Ava Gardner e a rainha Sofia da Espanha, projetou os uniformes da Ibéria e da Copa do Mundo de 1982, entre outros.

Tanto na alta-costura quanto no prêt-à-porter, seu estilo é destacado por linhas geométricas, cores sólidas e vívidas e elegância austera.

Considerado um dos mais importantes designers espanhóis do século XX, juntamente com Cristóbal Balenciaga e Manuel Pertegaz, Berhanyer ganhou o Prêmio Nacional de Design de Moda em 2011, um ano depois de encerrar seu ateliê em Madri devido à crise econômica.

dbh/mg/es/cn

Entretenimento