Facebook investirá 300 milhões de dólares em apoio ao jornalismo local
Nova York, 15 Jan 2019 (AFP) - O Facebook investirá 300 milhões de dólares nos próximos três anos em projetos jornalísticos, principalmente para promover a informação local, que mais sofre com os efeitos da revolução digital, anunciou a empresa nesta terça-feira.
"Vamos continuar a luta contra as informações falsas, desinformação e informações de baixa qualidade", explicou na rede social Campbell Brown, vice-presidente responsável pelo relacionamento com a mídia.
"Temos a oportunidade e a responsabilidade de ajudar os meios de comunicação locais a crescer e ter sucesso", acrescentou.
A medida se dá em meio aos questionamentos das plataformas pelo seu quase monopólio da publicidade online, o que dificulta a transição dos veículos de imprensa para o digital.
A plataforma, que tem 2,2 bilhões de usuários ativos, criará, entre outras coisas, um fundo especial de US$ 5 milhões em colaboração com o Centro Pulitzer para financiar projetos de reportagens multimídia nos veículos locais.
Em janeiro de 2017, a rede social apresentou o "Projeto de Jornalismo do Facebook" para "fortalecer os elos" da plataforma com a indústria.
Na época, o objetivo era oferecer aos meios soluções para melhorar a renda obtida com sua presença no Facebook e desenvolver trocas entre a rede social e os meios de comunicação.
O valor investido nessa iniciativa não foi divulgado.
Em março de 2018, o Google também anunciou US$ 300 milhões para uma série de projetos destinados a combater informações falsas e apoiar a mídia considerada confiável.
tu/leo/dga/lb/cbr/dga/mr
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.