Topo

Diretora de informação AFP anuncia que deixará o cargo

08/01/2019 16h03

Paris, 8 Jan 2019 (AFP) - A diretora de informação da Agência France-Presse (AFP), Michèle Léridon, anunciou nesta terça-feira (8) que vai deixar o cargo e que quer passar "o bastão".

Após quatro anos e meio no cargo, "passo o bastão", anunciou a diretora durante uma reunião de redação, estimando que esse período "foi bom".

Sua saída ocorre quando se inicia uma nova fase para a agência, cujo presidente, Fabrice Fries, que no ano passado substituiu Emmanuel Hoog, lançou um "plano de transformação".

Ele prevê a supressão de 125 postos de trabalho em cinco anos, paralelamente a uma ampliação das receitas comerciais, a fim de alcançar equilíbrio orçamentário em 2021.

"A pedido de Fabrice Fries, aceitei garantir a transição. Estamos em uma nova etapa. Com o plano de transformação da AFP, acho que falta uma nova energia para executá-lo", explicou Léridon.

"Michèle suscitava unanimidade em um posto difícil", destacou Fries, agradecendo a ela por ter aceito "acompanhar" seus primeiros meses como presidente da AFP.

Fries explicou que seu sucessor será anunciado até a terceira semana de janeiro.

Primeira mulher neste cargo, Léridon contribuiu sobretudo para desenvolver o serviço de vídeo e o de "fact checking", além de ter impulsionado medidas visando uma melhor representação das mulheres nos conteúdos produzidos pela agência.

A AFP está presente em 151 países e emprega 2.300 colaboradores de 80 nacionalidades, que produzem diariamente mais 5.000 notícias, 3.000 fotos e 250 vídeos.

fpo/app/erl/ll/mvv